Rodrigo Garcia participa de entrevista ao vivo no TEM Notícias | Eleições 2022 em Sorocaba e Jundiaí - SP


O TEM Notícias realiza entrevistas com os candidatos a governador de São Paulo mais bem colocados nas pesquisas.

A ordem das entrevistas foi definida por sorteio e o candidato do PSDB, Rodrigo Garcia, será o entrevistado desta sexta-feira (23). Na quarta (21), o entrevistado foi Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, na quinta (22), Fernando Haddad (PT).

O tempo total da entrevista é de 15 minutos. No final, o candidato tem um minuto para fazer as considerações finais. A íntegra da entrevista está no vídeo acima.

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre despoluição do rio Tietê

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre despoluição do rio Tietê

TEM Notícias: Candidato, o seu partido, o PSDB, governa São Paulo há 27 anos. O senhor participa dele há 14 como secretário, até abril deste ano como vice-governador e agora governador. Em todo esse tempo, o rio Tietê é poluído principalmente por despejo de esgoto da região metropolitana. Ontem falamos aqui do aumento de 40% da mancha de poluição. Candidato, se o senhor for reeleito, quando o rio Tietê vai ser despoluído?

Rodrigo Garcia: O que falta para a gente despoluir o rio Tietê é um milhão de ligações residenciais, basicamente, lá na região metropolitana de São Paulo. Meu compromisso é fazer 800 mil ligações nos próximos quatro anos na cidade de Guarulhos, São Paulo e no ABC Paulista, basicamente. Vamos ficar faltando apenas 200 mil casas pra ligar na rede de esgoto para que o Tietê possa ser um rio limpo. A minha expectativa é avançar muito nos próximos quatro anos pra que, de seis a sete anos, o rio possa ser considerado um rio limpo. Nós acabamos de assinar um financiamento do Renasce Tietê de 500 milhões de reais. O contrato já foi assinado e nós vamos concluir agora nos próximos quatro anos as 800 mil ligações pra termos um rio bem mais limpo do que hoje.

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre violência contra a mulher

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre violência contra a mulher

TEM Notícias: Candidato, a violência contra a mulher é preocupante também no interior. Entre as nossas 318 cidades, apenas Sorocaba tem uma delegacia especializada que funciona 24 horas. É possível ampliar essa rede para o estado todo?

Rodrigo Garcia: É possível ampliar e eu vou ampliar nos próximos quatro anos. Eu vou criar o Departamento de Proteção à Mulher na Polícia Civil, equivalente ao DEIC e ao Denarc pra que a gente tenha mais articulação e mais força para poder articular as DDMs. Nós criamos a DDM online nesse governo, o que faz com que, da sua casa, a mulher possa fazer a sua denúncia. Nós também criamos o SOS Mulher, pra que a gente pudesse ter as mulheres em medidas protetivas rapidamente sendo atendidas pelas forças de segurança, o que fez com que a gente aumentasse, inclusive, nesse período, a prisão de agressores contra a mulher. Nós aumentamos em 43% a prisão de agressores aqui em São Paulo. Enquanto o feminicídio cresceu no Brasil por conta da pandemia, no estado de São Paulo ele diminuiu. Então nós vamos ampliar as DDMs do estado, vamos fazer mais DDMs 24 horas e vamos também fazer nas cidades menores as salas de proteção a mulher dentro dos distritos pra que a mulher tenha acolhimento e toda a proteção. Em São Paulo, aqui a gente não tolera a intolerância, a gente não tolera agressão e toda a minha força e a minha energia para proteger a mulher do estado de São Paulo.

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre segurança e contratação de policiais

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre segurança e contratação de policiais

TEM Notícias: Candidato, aproveitando ganchos sobre violência. Nós temos muitas cidades sem delegado, inclusive, acumulando função em mais de uma delegacia e um número insuficiente de policiais pra dar conta de combater a criminalidade. Qual o plano do senhor pra aumentar a segurança para todo mundo, inclusive com contratação e aumento nesse reforço?

Rodrigo Garcia: Eu vou aumentar o efetivo da polícia e não estou esperando o ano que vem, ou ganhar eleição para isso não. Eu autorizei o maior concurso da Polícia Civil há 15 dias atrás. São 3,5 mil e novos policiais, mais de 500 delegados, mais de 1,2 mil investigadores, mais de mil escrivãos para que a gente tenha, já no ano de 2023, 10 mil novos policiais, entre Civil e Militar, entrando em operação no estado. Isso vai permitir que a gente cubra vários locais do estado onde nós temos deficit de efetivo. E eu vou distribuir esse efetivo, se for eleito governador, naquelas regiões onde nós temos um mapa de calor de crime. Pra que a gente possa cobrir, através da Polícia civil, que é a Polícia Judiciária e da Polícia Militar, que é a Polícia Ostensiva, o maior número possível da população de São Paulo. E uma outra boa notícia: eu contratei mais de 1,5 mil agentes de escolta de vigilância penitenciária e que, até novembro estarão trabalhando em São Paulo. Isso vai permitir que a gente não tenha mais policial militar escoltando preso pelas rodovias de São Paulo. A gente tira o policial militar da proteção da família e coloca ele pra escoltar preso. A partir do mês de novembro, isso não acontece mais em São Paulo, porque nós já contratamos agentes na SAP, que é a Secretaria de Administração Penitenciária. Então vamos aumentar o efetivo. De 1 mil pessoas autorizadas, entre homens e mulheres, em contratação, em concurso e em treinamento na academia. E todos eles estarão trabalhando a partir do ano que vem em todo o estado de São Paulo.

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre a retirada do desconto da previdência

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre a retirada do desconto da previdência

TEM Notícias: Candidato, aposentados e pensionistas do estado reclamam do desconto da previdência, implantado em 2020 pelo então governador João Doria, de quem o senhor era vice. O senhor já disse que vai retirar o desconto dos inativos que ganham até 3,5 mil reais. Se o senhor for reeleito, o senhor garante isso? Pra quando?

Rodrigo Garcia: É meu compromisso para janeiro de 2023. O estado de São Paulo é um estado equilibrado com as contas. Eu fico vendo meus adversários, o Haddad e o Tarcísio, prometendo reduzir imposto, mais obras, prometendo mais benefícios. E eles não conhecem o orçamento de São Paulo. O estado quebrado não gera desenvolvimento, não gera emprego. Os meus compromissos de campanha são compromissos com base na realidade de São Paulo. Eu fiz um estudo e eu posso, sim, a partir de janeiro de 2023, deixar de fazer o desconto pro aposentado que ganha até 3,5 mil reais e, pras outras faixas salariais de até 7 mil, a secretaria tá fazendo contas pra saber se nós suportamos isso no orçamento. Não adianta nada o governo dar com uma mão e tirar com outra. Nós vamos fazer compromissos de campanha que são factíveis e que são possíveis de serem cumpridos. E o fim do desconto pra quem ganha até 3,5 mil reais valerá a partir de janeiro 2023.

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre ampliação dos hemonúcleos no interior

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre ampliação dos hemonúcleos no interior

TEM Notícias: Candidato, o estado sempre reforça campanhas de doação de sangue para aumentar os estoques. Mas na região de Itapetininga, só Itapeva e Tatuí têm bancos de sangue. O senhor tem algum projeto para ampliar hemonúcleos por aqui?

Rodrigo Garcia: Podemos ter, desde que haja a necessidade. Nós não temos notícia de falta de sangue em nenhum dos hospitais conveniados ou públicos aqui da região. Portanto, isso é algo móvel durante a região e durante o ano. Às vezes a gente tem faltas específicas, mas não temos nenhum problema de fazer a colega em Itapetininga ou em outras cidades. Então, a questão do banco de sangue, nós temos uma regulação regional. Sempre quando tem necessidade de aumentar a doação de sangue, a gente aumenta as equipes de coleta e nós não temos sido nenhum tipo de notícia sobre falta de sangue no sistema de saúde. Se houver, nós vamos agir rapidamente. A nossa DRS está atenta na região de Sorocaba pra que, se houver necessidade, a gente ampliar a coleta pra Itapetininga e outras cidades aqui da região. E postos até volantes, né? Você não precisa ter postos fixos. Como você falou, tal semana a gente vai estar em Itapetininga fazendo a coleta de sangue. Na outra semana, vamos estar em Itapeva, vamos estar em Tatuí, ou lá em Rio Preto, ou em qualquer lugar. Então, essa questão da coleta de sangue ela tem que ser móvel, porque ela muda a cada mês. A necessidade muda. Às vezes você tem um grande acidente e você precisa de sangue imediatamente. Então, nós vamos ficar atentos a essa questão, seja aqui na região de Sorocaba, seja nas mais de 300 cidades que estão nos ouvindo nesse momento.

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre investimentos em linhas férreas

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre investimentos em linhas férreas

TEM Notícias: Jundiaí sofre com a lentidão na linha 7-Rubi da CPTM. Há projetos que não saíram do papel como os trens intercidades que ligariam, por exemplo, Campinas a São Paulo e Sorocaba a São Paulo. O senhor pretende investir nos trens?

Rodrigo Garcia: Sem dúvidas. Inclusive, nós já preparamos o futuro da chegada do trem aqui em Sorocaba, com a concessão da linha 8 da CPTM, que para ali em Jandira. Nós deixamos previsto no contrato a possibilidade de estender o trem até Sorocaba, mas isso vai depender da demanda e da questão econômica e financeira. Nós vamos estimular que a concessionária possa fazer os estudos rapidamente e o estado, sendo necessário, vai colocar recursos, assim como o trem lá de Campinas, que passa por Jundiaí. Nós temos já a finalização do projeto que é feito pelo governo de São Paulo. Infelizmente, o governo federal e o ex-ministro Tarcísio não assinou o convênio com São Paulo até agora e nem o atual ministro. Nós estamos aguardando a assinatura desse convênio para poder fazer a licitação do trem lá de campinas e, aqui em Sorocaba, nós já avançamos completamente com o contrato da linha 8. Os estudos serão abertos e tem várias audiências públicas no ano que vem aqui na região para mostrar a viabilidade do trem aqui pra Sorocaba.

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre preço de pedágios

Sabatina TEM Notícias: Rodrigo Garcia fala sobre preço de pedágios

TEM Notícias: Candidato, São Paulo tem as melhores rodovias do Brasil. A maioria, privatizada e com pedágio caro. De carro, uma viagem de Araçatuba a São Paulo, ida e volta, custa hoje 207 reais só em pedágios. De caminhão custa muito mais e isso implica no valor do frete. Qual vai ser a política do senhor nessa questão?

Rodrigo Garcia: Toda concessão que tá vencendo, eu estou fazendo licitação e reduzindo pedágio. Em Rio Preto, por exemplo, nós acabamos de licitar a Triângulo do Sol, o pedágio será 15% menor e nós faremos, inclusive, o desconto do usuário frequente, ou seja, quanto mais você usa, menos você paga. E nós vamos fazer obras importantes pra região de Rio Preto, como, por exemplo, as marginais da Washington Luís, assim como em outras cidades que a rodovia corta. Então, portanto, nós temos que respeitar os contratos de concessão e nas renovações, seja da Marechal Rondon ou de outras da região de Araçatuba, a gente pode sim pensar na redução do valor do pedágio, inclusive em Araçatuba nós estamos agora expandindo as marginais ali na Nestlé, que é uma obra esperada há muito tempo, pra que a gente possa dar uma fluidez melhor do trânsito ali na região. As concessionárias prestam um bom serviço. São Paulo tem as melhores rodovias do Brasil, o pedágio é mais justo porque só paga quem usa. E o estado ainda tem a maior malha rodoviária sob o seu comando. E hoje nós estamos fazendo mais de 11,5 mil quilômetros de estradas. Ande pelo estado e pelas trezentas cidades que estão nos assistindo, nós temos placas de obras em todas. Estamos fazendo o dobro de estradas do que faz hoje o governo federal. É marginal, é duplicação, é pavimentação de estrada de terra e muito recape de estradas pra que a gente possa continuar tendo a melhor infraestrutura do Brasil e que isso continue trazendo emprego e renda para a nossa população.

Nesta sexta-feira (23), depois da entrevista na TV TEM em Sorocaba, o candidato participa do 2º encontro Estadual de Agronegócio em Lins (SP).

Já a noite, Rodrigo Garcia concede uma entrevista para uma emissora de televisão em São Paulo (SP).

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí



Fonte: G1


23/09/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...