Projeto ajuda produtores de laranja produzirem de forma sustentável | Nosso Campo


Para um laranjal ter uma boa produção, muitos cuidados são necessários. E para aumentar ainda mais os resultados no mercado competitivo, a indústria tem investido em parcerias com os pequenos citricultores.

Uma fazenda entre os municípios de Ubirajara e Alvinlândia (SP) possui 50 hectares de pés de laranja, onde são produzidas frutas para o consumo in natura e para a fabricação de suco.

Mas a tendência de mercado é o aumento para a indústria, que tem tido cada vez mais interesse no pequeno citricultor. Atualmente, o Cinturão Citrícola Brasileiro é responsável por 80% da produção de suco de laranja do mundo, e 80% vem do pequeno produtor. A cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, quatro são de laranjas brasileiras.

Por isso, projetos têm oferecido capacitações técnicas aos pequenos produtores. Os agricultores recebem orientação para aumentar a produtividade e sobre os cuidados no cultivo, uma iniciativa gratuita e que interessa para os dois lados.

(Veja a reportagem exibida no programa em 09/10/2022)

Projeto ajuda produtores de laranja produzirem de forma sustentável

Projeto ajuda produtores de laranja produzirem de forma sustentável

A Fundação Solidariedade é uma organização não governamental financiada por grandes fabricantes de suco que realiza o projeto de fruto resiliente. Já são 140 agricultores atendidos em 30 municípios. A meta é aumentar para 200 até o fim de 2022 e dobrar esse número em 2023.

A organização orienta os produtores sobre as questões ambientais e oferece aos funcionários capacitação e orientação para atuar de maneira preventiva, tendo mais segurança na hora da colheita e também noções trabalhistas.

O citricultor e a equipe de assistência técnica conseguem manter contato e acompanhar toda a evolução necessária dentro da propriedade por meio de um aplicativo de celular.

Durante o projeto, também é preciso um comprometimento por parte do produtor para que ele consiga alcançar algumas metas e melhorar as práticas adotadas.

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo



Fonte: G1


09/10/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...