O Programa Oficinas Culturais realiza o Ciclo de Gestão Cultural (CGC) entre maio e dezembro com webnários e mentorias gratuitas de projetos e ações culturais. As inscrições estão abertas nos sites das oficinas, onde os formulários e prazos estão disponíveis.
Será oferecido um total de 1 mil vagas e os participantes receberão certificados. O CGC busca colaborar na especialização profissional, no networking com especialistas, além de identificar atualizações frequentes do mercado e orientar sobre as novas formas de atuação em diferentes contextos e territórios.
O início das ações do CGC será no dia 30 de maio, com uma série de webinários mensais até dezembro. As pessoas inscritas receberão os links para acessar cada atividade desejada. Mesmo veiculados no canal de YouTube das Oficinas Culturais e com acessibilidade em Libras, é necessário se inscrever previamente, pois os conteúdos ficarão abertos apenas para as turmas cadastradas.
Neste ano, o objetivo do CGC é aprofundar debates da área da cultura, como as novas legislações, entre elas, o Projeto de Lei (PL 73/2021 – Lei Paulo Gustavo), a precarização do trabalho, novas formas de gestão e captação de recursos com apoio das tecnologias, além de fortalecer os profissionais de diferentes localidades, vivências e contextos, tanto os gestores, produtores e artistas independentes, bem como os agentes da gestão pública.
Para se inscrever nos webinários, basta acessar o formulário.
Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo: impactos e perspectivas na gestão pública
Cultura e tecnologia: novos modos de fazer, agir e criar
Fazedores, empreendedores e as condições de trabalho no mercado da Cultura
Convênios, emendas, fundos e outros mecanismos de financiamento público
Consórcios intermunicipais e articulação regional da Cultura
Mapeamento e indicadores culturais como instrumentos de planejamento e gestão
Desafios e descontinuidades das políticas culturais: um olhar para o presente, passado e futuro
Entre pastas: a Cultura e sua transversalidade setorial
Para se inscrever nas mentorias, basta acessar o formulário.
Planejamento e Gestão de negócios culturais de impacto social
Questões jurídicas, aspectos legais e direitos culturais
Comunicação e construção de narrativas
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília