Produtores rurais acordam de madrugada para proteger plantações de geada no interior de SP | Bauru e Marília

[ad_1]

Apreensivos com a previsão de geada na região de Botucatu (SP) entre a noite de quarta-feira (18) e a manhã desta quinta-feira (19), produtores rurais acordaram de madrugada para proteger suas plantações. A geada não veio e, apesar do esforço, os produtores ficaram mais aliviados.

A previsão do fenômeno climático para região deixou os agricultores preocupados com o risco de perder o plantio, especialmente das hortaliças, que são mais sensíveis às mudanças climáticas. Para evitar o prejuízo como o registrado em julho do ano passado, também durante uma onda de frio na região, os produtores adotaram medidas de prevenção.

No sítio de Fernanda Quadrado, no bairro Demétria, a plantação de hortaliças foi coberta com lonas para evitar que a geada, caso ocorresse, atingisse as folhas (veja no vídeo abaixo). No local, também tem plantações de feijão e milho.

Produtores rurais acordam de madrugada para proteger plantações de geada no interior de SP

Produtores rurais acordam de madrugada para proteger plantações de geada no interior de SP

“Foi uma noite bem tensa a gente acompanhando os termômetros de hora em hora, mas não abaixou mais que 6ºC, graças a Deus, e como ventou bastante, o risco da geada passou. Mas nós fizemos a estrutura das fogueiras para acender e a fumaça amenizar se tivesse geada e cobrimos as hortas”, conta a agricultora.

Botucatu registrou mínima de 6ºC na manhã desta quinta-feira, segundo dados do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, e a máxima não deve passar dos 19ºC durante a tarde. Para sexta-feira (20), a previsão é de temperaturas entre 7 e 21 graus Celsius.

Produtores também fizeram a estrutura de fogueiras para caso fosse necessário acende-las para fumaça ajudar a minimizar os efeitos da geada — Foto: Fernanda Quadrado / Arquivo pessoal

Produtores também fizeram a estrutura de fogueiras para caso fosse necessário acende-las para fumaça ajudar a minimizar os efeitos da geada — Foto: Fernanda Quadrado / Arquivo pessoal

Bauru registrou a temperatura mais baixa no mês de maio desde 2001  — Foto: Anderson Camargo/ TV TEM

Bauru registrou a temperatura mais baixa no mês de maio desde 2001 — Foto: Anderson Camargo/ TV TEM

Depois de registrar a temperatura mais baixa dos últimos 21 anos no mês de maio, nesta quarta-feira (18), Bauru voltou a registrar os mesmos 5,7ºC por volta das 6h desta quinta-feira (19). A temperatura também é mais baixa do ano.

Em Marília, também foi registrada a temperatura mais baixa no mês de maio dos últimos 15 anos. Os termômetros marcaram 4ºC na manhã desta quarta-feira, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas. Nesta quinta-feira, a mínima foi de 5,6ºC.

VÍDEOS: assista às reportagens da região


[ad_2]
Fonte: G1


19/05/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...