Produtores colhem safra de lichia | Nosso Campo


Na região de morros do interior de São Paulo, conhecida como cuesta, a lichia encontrou o clima ideal para produzir. Um pomar que fica em São Manuel (SP) pertence à fazenda da Faculdade de Ciências Agrarias da Unesp e a lichia é tema de estudo para os alunos.

Os estudantes tentam encontrar formas de reaproveitar partes do fruto, como a casca para fazer farinha e a semente para extrair óleo. Tudo ainda está em fase de testes.

Na área, o cultivo é da lichia bengal, a mais comum no Brasil. Patrícia Graosque, que é engenheira agrônoma e doutoranda, explica que nessa variedade a casca fica bem vermelha, em formato parecido com o do coração. A planta é resistente, mas é preciso ficar atento ao ataque de ácaros nas folhas.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 19/12/2021)

Produtores colhem safra de lichia

Produtores colhem safra de lichia

Outra preocupação é colher o fruto rápido e na hora certa. Da florada até o fruto ficar maduro, o período varia entre 110 e 150 dias, e, quando a lichia atinge o ponto da colheita, o produtor precisa agir rápido, se não passa o ponto da fruta, os bichos perfuram a casca e o agricultor pode ter prejuízos.

Em Botucatu (SP), Fernando Guimarães é produtor rural e tem 300 pés de lichia. Ele busca deixar a casca da fruta mais resistente para evitar esse problema.

A produção dele é orgânica e, por isso, o clima tem ainda mais influência. Neste ano, os cachos estão amadurecendo de forma desigual nos pés. Em uma mesma árvore dá para encontrar a lichia no ponto e ela completamente verde.

Fernando aposta em uma boa safra, mesmo com o amadurecimento em épocas diferentes, pois, em sua propriedade, vai ter lichia pelo menos até o fim da primeira quinzena de janeiro.

VÍDEOS: veja mais reportagens do programa



Fonte: G1


19/12/2021 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2023 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...