Uma falha elétrica descoberta na manhã desta quinta-feira (19) em uma das bombas que fazem a captação de água bruta do Rio Batalha, em Bauru (SP), provocou a paralisação do equipamento e a redução na capacidade de captação para o sistema que atende a cerca de 40% da cidade.
Segundo técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE), o problema afetou a moto bomba e o inversor do equipamento. Duas bombas seguem trabalhando com a capacidade máxima, totalizando a vazão de 380 litros por segundo que são enviados para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
De acordo com a Divisão de Produção da autarquia, a manutenção vai se estender até esta sexta-feira (20), mas ainda não há previsão de falta d’água para a população atendida pelo sistema Batalha/ETA porque uma manobra garante que todos os poços submersos estarão em operação para abastecer os bairros atendidos.
Problema em bomba pode afetar abastecimento de água em Bauru
Mesmo assim, o DAE recomenda aos moradores dessa região que economizem no consumo de água, evitando ao máximo qualquer desperdício. Com a conclusão dos trabalhos, o fornecimento de água para a ETA será retomado de forma gradativa.
A população que precisar pode solicitar caminhões-pipa através do telefone 0800-7710195 (ligações de telefone fixo) ou (14) 3235-6140/6179 (ligações de celular).
Estação de captação do Rio Batalha está operando com apenas duas bombas e vazão de 380 litros por segundo — Foto: Adolfo Lima/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.