As polícias Civil e Militar deflagraram nesta quinta-feira (24) a primeira fase da Operação Nexum para o combate aos crimes de tráfico de drogas e furtos em propriedades rurais da região de Presidente Prudente (SP).
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados judiciais de buscas, sendo três em Presidente Bernardes (SP), um em Emilianópolis (SP) e um em Presidente Prudente.
As investigações indicaram a participação de suspeitos envolvidos, direta ou indiretamente, com a comercialização de drogas em Presidente Bernardes.
Além disso, durante as apurações de furtos a propriedades rurais em Emilianópolis, os policiais descobriram indícios para a identificação de pessoas suspeitas de envolvimento nos crimes.
Ainda segundo as investigações, os objetos furtados são rapidamente transportados a Presidente Prudente e vendidos a estabelecimentos comerciais de ferros-velhos, o que dificulta a sua recuperação.
Segundo o delegado responsável pelas investigações em Emilianópolis e Presidente Bernardes, Daniel Viudes, um dos focos da operação é subsidiar a continuidade das apurações, já que com os objetos apreendidos a sequência dos trabalhos de inteligência policial certamente culminará em novas fases das diligências.
A palavra Nexum, que dá o nome à operação, vem do latim e significa “conexão”, fazendo referência ao trabalho conjunto das delegacias de Emilianópolis e Presidente Bernardes.
Primeira fase da Operação Nexum foi deflagrada nesta quinta-feira (24) — Foto: Polícia Civil