O prefeito Ed Thomas (PSB) decretou nesta terça-feira (24) luto oficial de três dias no município de Presidente Prudente (SP) em razão da morte do padre José Cornélius Schwind.
O líder religioso católico, que atuou durante 40 anos no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente, faleceu nesta segunda-feira (23), aos 90 anos de idade, na cidade de Londrina (PR), onde vivia desde outubro de 2021.
No decreto que declarou o luto oficial na cidade, o prefeito lembrou “o importante papel e a imensurável contribuição que o Padre José Cornélius Schwind (nome adotado no Brasil, por ter nascido na Alemanha) presenteou à nossa cidade ao longo de sua vida, trabalhando durante 40 anos junto ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes”.
Ainda no decreto, o chefe do Poder Executivo citou a dedicação ao trabalho social desenvolvido com crianças e adolescentes pelo padre à frente do Lar dos Meninos e do Lar Santa Filomena.
Nascido na Alemanha, em 20 de maio de 1932, com o nome de Oskar Kornel Josef Schwind, o religioso católico trabalhou durante 40 anos no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Prudente, e desde o ano de 2021 vivia na cidade paranaense de Londrina.
Durante a sua atuação em Presidente Prudente, o padre José desempenhou um trabalho social com crianças e adolescentes junto ao Lar dos Meninos e ao Lar Santa Filomena.
Desde o dia 31 de outubro de 2021, Schwind havia passado a residir no Seminário Palotino localizado em Londrina, onde existe uma ala preparada para acolher padres idosos.
O corpo do padre José Schwind está sendo velado, desde as 10h, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente. Está marcada para as 15h a celebração de uma missa exequial naquela igreja. Às 16h, haverá a saída do cortejo fúnebre para o sepultamento do religioso no Cemitério Municipal São João Batista, em Presidente Prudente, nesta terça-feira (24).