Presidente Epitácio completa 72 anos como a única Estância Turística do Oeste Paulista e com o pôr do sol mais bonito do Brasil | Especial Publicitário - Prefeitura de Presidente Epitácio


É no horizonte que dois dos principais símbolos de Presidente Epitácio se encontram. Todos os dias, o Rio Paraná e o pôr do sol fazem um espetáculo para quem mora ou passa pela divisa entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em 2022, o município completa 72 anos de emancipação político-administrativa. São mais de sete décadas de história escritas por seus moradores e pelos inúmeros turistas que apreciam o que há de melhor na cidade.

Prédio da Estação Ferroviária completou 100 anos e resiste ao tempo — Foto: Cedida

Prédio da Estação Ferroviária completou 100 anos e resiste ao tempo — Foto: Cedida

Foi no início do século XX, em 1907, que ocorreu a fundação de Presidente Epitácio, chamado inicialmente de Porto Tibiriçá. Na época, as terras eram habitadas por tribos indígenas. A Estrada de Ferro Sorocabana teve papel fundamental no desenvolvimento do local, sendo inaugurada em 1922. Com isso, a cidade se transformou num importante corredor das madeiras extraídas e também de plantio de café.

O prédio da Estação Ferroviária completou 100 anos e resiste ao tempo. Quem quiser revisitar um pouco da história, pode conferir o espaço que atualmente é a sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Em 1920, foi instalada na cidade a Colônia Arpad Falva, a maior concentração de húngaros no Brasil, na época. Já em 1936, o município foi considerado distrito de Presidente Venceslau.

A criação veio apenas em 27 de março de 1949. E, em 1990, o município foi elevado à condição de Estância Turística, que é um título dado pelo governo estadual para as cidades que possuem infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo legislação específica e pré-requisitos para a qualificação.

Presidente Epitácio é a única cidade do Oeste Paulista entre as 70 estâncias turísticas no Estado.

Curiosidades e fatos marcantes

Ponte entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. — Foto: Cedida

Ponte entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. — Foto: Cedida

Já a ponte entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 2.550 metros de comprimento por 12,30 metros de largura, foi inaugurada em 1964 e batizada como Maurício Joppert. A passagem foi considerada orgulho da engenharia nacional. Agora, a ligação entre Presidente Epitácio e Bataguassu (MS) sobre o Rio Paraná se chama Hélio Serejo.

Entre os fatos marcantes, está o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta. Em 1998, em sua primeira etapa, a ação transformou as imediações do município, no Rio Paraná, em um grande lago.

Com isso, também foi criado o Parque O Figueiral, inaugurado em 2001.

A cidade também possui o terceiro maior Carnaval do Estado de São Paulo. No sambódromo localizado na Orla Fluvial, as escolas de samba desfilam para um público de aproximadamente 40 mil pessoas.

A prefeita Cassia Furlan também foi a primeira mulher eleita para comandar a Prefeitura, em 2016. Ela está em seu segundo mandato.

Parque O Figueiral e o terceiro maior Carnaval do Estado de São Paulo — Foto: Cedida

Parque O Figueiral e o terceiro maior Carnaval do Estado de São Paulo — Foto: Cedida

Títulos e a conquista do pôr do sol mais bonito do Brasil

No ano passado, a cidade ganhou dois títulos inéditos. O município foi reconhecido por sua vocação natural, como “Top Destino Turístico do Estado de São Paulo” nas categorias de “Turismo Náutico” e “Turismo de Pesca”.

No ranking dos municípios mais populosos do Oeste Paulista, Presidente Epitácio é o terceiro maior, com quase 45 mil habitantes.

Porém, é a única cidade com o Pôr do Sol mais Bonito do Brasil. O título foi conquistado no concurso promovido pelo programa Fantástico, da TV Globo, em 2014. Telespectadores de todo o país enviaram imagens ao anoitecer e o registro epitaciano foi o grande vencedor. Foram mais de 4 milhões de votos. A imagem mostra o sol, o Rio Paraná e a Ponte Hélio Serejo.

O Pôr do Sol mais Bonito do Brasil. — Foto: Cedida

O Pôr do Sol mais Bonito do Brasil. — Foto: Cedida

Uma cidade tão cheia de atributos foi escolhida para ser o lar de personalidades reconhecidas na região, no país e internacionalmente.

Uma delas foi Helena Meirelles, eleita em 1993, pela revista americana Guitar Player, com voto de Eric Clapton, como uma das 100 melhores instrumentistas do mundo, por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e 12 cordas.

Outro morador ilustre foi Raimundo Gomes dos Santos, popularmente conhecido como Chapéu de Couro. Ele foi considerado por muitos anos como o homem mais velho do Brasil. Nascido em 23 de setembro de 1860, na cidade de Diamantina (MG), ele chegou em Presidente Epitácio, em 1931, onde residiu até seu falecimento, em 1994, com 133 anos.

Inspirado pelas águas, barcos, marinheiros e população ribeirinha, o artista plástico Josinaldo Ferreira Barbosa, o Naif, ainda mora no município. Ele participou de diversas exposições coletivas e individuais nas mais famosas galerias do Brasil e de países como Venezuela e França.

O que fazer em Presidente Epitácio

Lazer: Mirante para observação do pôr do sol mais bonito do Brasil  e o Parque da Orla. — Foto: Cedida

Lazer: Mirante para observação do pôr do sol mais bonito do Brasil e o Parque da Orla. — Foto: Cedida

As opções de lazer são variadas e não se resumem às atividades aquáticas. O turista pode realizar uma bela caminhada no Parque da Orla, que tem aproximadamente sete quilômetros de extensão, com infraestrutura de lanchonetes, pista de skate, quadra de street ball, academia ao ar livre e ciclovia. É na área que foi construído o mirante para observação do pôr do sol mais bonito do Brasil. É exatamente no ponto onde foi tirada a fotografia que consagrou nacionalmente a cidade.

No Píer Turístico de Presidente Epitácio — Foto: Cedida

No Píer Turístico de Presidente Epitácio — Foto: Cedida

No Píer Turístico localizado às margens do Rio Paraná, é comum avistar corredores e quem quer apenas caminhar. O local conta com o monumento “Cadeado do Amor”, letreiro turístico e bancos para apreciar o entardecer.

Parque O Figueiral e a Isca de Tilápia Caipira, instituída por lei como o comida típica da cidade. — Foto: Cedida

Parque O Figueiral e a Isca de Tilápia Caipira, instituída por lei como o comida típica da cidade. — Foto: Cedida

O Parque O Figueiral fica a cinco quilômetros do Centro da cidade. O lugar, além da praia de água doce, conta com restaurantes que oferecem em seu cardápio uma gastronomia variada, onde é possível encontrar a Isca de Tilápia Caipira, instituída por lei como o comida típica da cidade. O prato Reviro à Moda do Espanhol também foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do município.

Entre as opções de lazer, o visitante dispõe de dois tobogãs, quadra de areia, quiosques e muita agitação.

Festa de Réveillon, o torneio de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré, e a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. — Foto: Cedida

Festa de Réveillon, o torneio de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré, e a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. — Foto: Cedida

Além do Carnaval, o Torneio de Pesca Amadora Esportiva ao Tucunaré, a festa de Réveillon, na virada do ano, e a de Nossa Senhora dos Navegantes, em agosto, também atraem milhares de pessoas às margens do Rio Paraná.

Praça Matriz de São Pedro e, a Casa do Artesão — Foto: Cedida

Praça Matriz de São Pedro e, a Casa do Artesão — Foto: Cedida

Há também a Praça Matriz de São Pedro e, para materializar as memórias e experiências vividas no município, o visitante encontra na Casa do Artesão uma variedade de artesanatos e souvenirs de diversos estilos para levar como lembrança da Joia Ribeirinha do interior de São Paulo.

Parabéns, povo epitaciano! ❤️

Presidente Epitácio completa 72 anos como a única Estância Turística do Oeste Paulista e com o pôr do sol mais bonito do Brasil

Presidente Epitácio completa 72 anos como a única Estância Turística do Oeste Paulista e com o pôr do sol mais bonito do Brasil



Fonte: G1


23/03/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2023 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...