A Prefeitura de Bauru (SP) abriu chamamento público para o credenciamento de clínicas veterinárias, hospitais veterinários ou ONGs de interesse público, com sede na cidade, para formalizar contrato com o município de prestação de serviços de castração e implantação de microchip em cães e gatos.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente (Semma), que administra o Programa de Controle Ético da População Canina e Felina do Município, os animais que serão atendidos são de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O chamamento público não tem caráter de exclusividade, portanto, mais de uma empresa pode ser credenciada e contratada para realizar o serviço. Os contratos terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação, em caso de interesse das partes.
O último credenciamento foi em 2019, com um investimento de R$ 60 mil. Em 2020 e 2021, o programa foi interrompido por conta da pandemia e, neste ano de 2022, a previsão é de um investimento de R$ 180 mil.
Para realizar o cadastro, a pessoa interessada deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais perto de sua residência e se inscrever no programa.
As clínicas e entidades que desejarem participar do chamamento público podem retirar o edital na sede da Semma (Avenida Alfredo Maia, 1-10), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
O edital está ainda disponível no site da prefeitura. A entrega dos documentos vai até o próximo dia 25 de março, às 9h, na Semma.
A Prefeitura de Bauru realiza neste fim de semana (12 e 13) mais uma ação de castração de cães e gatos. Além de castrados, os animais também serão microchipados.
No segundo fim de semana de fevereiro, foram castrados 21 gatos. Desta vez, serão castrados 22 animais, sendo sete cães e 15 gatos, de famílias em situação de vulnerabilidade social e que já estão cadastrados no programa.