A Prefeitura de Presidente Prudente (SP) publicou nesta quinta-feira (23) dois decretos que atualizam os valores de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para o exercício fiscal de 2022.
Conforme os decretos, eventuais correções topográficas e pedológicas serão atendidas a requerimento dos interessados, após análise feita por agente do Departamento de Cadastro Técnico.
As atualizações nos valores do IPTU e do ITBI foram feitas por conta do reajuste no valor da Unidade Fiscal do Município (UFM) a partir de 1º de janeiro de 2022.
A Prefeitura informou que a UFM passa a valer R$ 4,4181, após ser reajustada em 10,7385%. O valor atual da UFM é de R$ 3,9897.
A correção foi feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – IBGE), em concordância com a lei vigente, sendo válido para recolhimento de tributos do município em todo o território nacional.
A UFM é utilizada para cálculo de tributos municipais na vigência do exercício de 2022. Como os impostos, incluindo o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que seguem de acordo com a nova UFM.
A Unidade Fiscal do Município é o índice oficial para correção de dívida ativa. Também é utilizada para o cálculo de todos os tributos.
Valores atualizados do IPTU para o exercício fiscal de 2022 — Foto: Reprodução
Valores atualizados do IPTU para o exercício fiscal de 2022 — Foto: Reprodução
Valores atualizados do ITBI para o exercício fiscal de 2022 — Foto: Reprodução
Valores atualizados do ITBI para o exercício fiscal de 2022 — Foto: Reprodução