A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde da Divisão de Zoonoses, realizou no último sábado (5) o 3º Bloqueio Controle de Criadouros (BCC), com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
A ação aconteceu nos bairros Novo Horizonte, Planalto e Parque dos Ipês e envolveu 53 profissionais, divididos entre agentes comunitários de saúde, de combate a endemias, de zoonoses, supervisores de saúde e de zoonoses, além de dois motoristas.
O bloqueio ocorreu em 84 quadras, sendo 21 no bairro Novo Horizonte e 63 quadras nos bairros Planalto e Parque dos Ipês. Os agentes vistoriaram 1.467 residências, mas outras 1.167 se encontravam fechadas. Houve ainda 58 recusas. Com isso, chegou-se a uma média de 32,6 casas trabalhadas por agente.
Os profissionais visitaram as casas, entraram nos quintais e eliminaram os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação inclui u também trabalho educativo, busca de sintomáticos e de situações de risco.
“Avaliamos positivamente a ação do último sábado, pois foram trabalhadas áreas críticas para combate ao vetor. Tivemos o melhor desempenho profissional por dia e encontramos o maior número de amostras”, disse o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
Os agentes da Divisão de Zoonoses vistoriaram mais de 1,4 mil residências durante a ação do último final de semana — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação
Importante ressaltar que, durante o ano todo, deve-se manter o cuidado com a limpeza de todo e qualquer local que possa armazenar água, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito:
Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.
Em caso de suspeita de dengue, procure a unidade de saúde ou posto de saúde mais próximo da sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.
Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília pelo telefone 0800.7766.111, WhatsApp (14) 99799-6361, pelo e-mail [email protected] ou no site da prefeitura: www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.