Na quarta-feira (18), foi realizada a cerimônia oficial de inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof.ª Sofia Teixeira Barbosa”, localizada na zona norte de Marília, próximo ao distrito de Padre Nóbrega. O evento contou com a presença do prefeito Daniel Alonso e do vice-prefeito Cícero do Ceasa, além do secretário de educação Hélter Bochi, diversas autoridades e convidados.
No dia, foi anunciada a ampliação da frota da secretaria de Educação, com a entrega de 30 veículos para o transporte escolar. A Emef Sofia Barbosa se torna a maior escola da Rede Municipal de Educação, com 1.980 m² de área construída.
O prédio conta com 15 salas de aulas distribuídas em quatro pavimentos, sala de informática, biblioteca, duas salas de reforço, refeitório e pátio, ambos cobertos e amplos, uma quadra coberta e cozinha com depósito e lavanderia.
A escola conta ainda com um bloco administrativo com secretaria, sala de direção, auxiliar de direção, sala de coordenação e sala para 52 servidores e 11 cuidadores. Todos os pavimentos e acessos aos espaços possuem acessibilidade total para deficientes físicos.
Inaugurada nesta semana, a nova escola é a maior da rede municipal e seu nome presta uma homenagem à professora Sofia Teixeira Barbosa, que exerceu papel de destaque na educação em Marília — Foto: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM
No total, são 817 alunos divididos em 30 turmas, sendo sete do 1º ano, seis do 2º ano, seis do 3º ano, seis do 4º ano e cinco turmas do 5º ano. Os alunos estão na faixa etária entre 6 a 10 anos e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h30.
A equipe gestora é formada pela diretora Nilcéia Coelho dos Santos, pelas vice-diretoras Gisele Aparecida Brito Ferreira e Pércia Silva Zanin de Souza e pelas coordenadoras Ana Carolina de Assis Nogueira Rodrigues e Poliana Kelen Volpi Mozini.
O prefeito lembrou que essa já a terceira escola entregue no município. “A região cresceu bastante com os bairros Maracá, Montana e Trieste Cavichioli. Essa já é a terceira escola que inauguramos aqui, com toda estrutura para atender os alunos. E os pais podem ficar tranquilos também, pois não vai faltar transporte para nenhuma criança. Marília continuar sendo referência em educação no estado e no País,” disse.
A vereadora Professora Daniela foi a autora da propositura que deu o nome à escola. “Conheci a professora e diretora Sofia, que sempre foi uma batalhadora da nossa rede municipal. Tenho certeza que essa escola tem tudo dela. Só tenho que parabenizar a administração municipal por mais essa importante obra e agradecer à presença dos seus familiares,” declarou.
Rogério Teixeira Barbosa, irmão da professora Sofia, disse que a família se sente honrada com a homenagem. “A Sofia tinha uma alegria contagiante e um otimismo em todas as situações. Em nome de toda família, agradeço ao prefeito Daniel, à vereadora Daniela e a todos pela homenagem a minha irmã. Para nós é uma honra ter o nome da Sofia perpetuado nesta linda escola.”
No total, são 817 alunos divididos em 30 turmas; os alunos têm 6 a 10 anos e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h30 — Foto: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM
Sofia Teixeira Barbosa nasceu em Oriente (SP), no dia 23 de outubro de 1962, onde viveu até 1970, quando se mudou para Pompeia. A partir de 1986, ingressou na carreira de professora e diretora de escola, concursada nas redes de ensino estadual e municipal, nos municípios de Pompeia e Marília.
Como diretora, Sofia se destacou na Rede Municipal de Ensino de Marília por seu otimismo, dinamismo, criatividade, profissionalismo e por sempre colocar a aprendizagem dos alunos em primeiro lugar. Diretora atuante e conciliadora, respeitada no meio educacional e nas comunidades em que trabalhou, deixou um legado imensurável. Faleceu no dia 24 de fevereiro de 2019, aos 56 anos.
A Secretaria da Educação de Marília, em gratidão e reconhecimento de seu trabalho, dá o seu nome à nova escola do bairro Montana.
Após a entrega da escola, foi apresentada também a última renovação da frota da Educação adquirida pela atual gestão, com 30 novos veículos: nove ônibus, dez vans com acessibilidade, cinco vans de passageiros, dois caminhões e quatro motos.