O Poupatempo abriu nesta quarta-feira (16) o agendamento para o mutirão de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CHN). A ação será realizada no próximo sábado (19), durante o horário de funcionamento de cada unidade, com cerca de 9,2 mil vagas disponíveis.
Nesta oportunidade, serão atendidos os motoristas que tiveram os documentos vencidos entre setembro e outubro de 2020 e precisam renovar até o dia 31 de março deste ano.
De acordo com estimativas do Detran-SP, aproximadamente 200 mil motoristas estão com as habilitações vencidas neste período. Para ser atendido é obrigatório realizar agendamento prévio pelo portal, aplicativo do Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.
A renovação simplificada também está disponível, podendo ser feita, preferencialmente, pelos canais digitais do Poupatempo, além das plataformas eletrônicas do Detran-SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade.
Aos que preferirem realizar a renovação pelos canais digitais, basta seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro.
Vale lembrar também que os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.
O exame é válido por dois anos e meio para quem tem até 70 anos e tem a mesma validade da CNH para quem tem mais de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.
Para renovar a CNH, basta acessar o portal ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços, depois em CNH e, por fim, em Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.
Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.