A Prefeitura de Presidente Venceslau (SP) realiza, nos meses de julho e agosto, reuniões alusivas ao orçamento participativo 2022. As reuniões serão realizadas no período entre a próxima segunda-feira, dia 25 de julho, a 9 de agosto.
A participação no orçamento participativo é a oportunidade que o cidadão possui para manifestar sua opinião e auxiliar a Administração Municipal no planejamento de ações efetivas nos campos da educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura e bem-estar.
Silvana Emerich, secretária municipal de finanças, explicou que o Orçamento Participativo permite que as pessoas apresentem suas demandas para o próximo ano.
“De vez em quando a pessoa pode comentar que falta uma benfeitoria em determinada área da cidade e é nessa oportunidade que ela vai solicitar tudo aquilo que ela acha importante para o bairro, podendo ser na área da saúde, educação, infraestrutura”, informou.
No ano passado, a ação foi mais restritiva por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Mesmo neste cenário, a Administração Municipal recebeu mais de 600 opiniões. “Fizemos duas audiências, sendo ambas transmitidas pelos meios de comunicação, mas a participação no corpo a corpo vai possibilitar uma maior abrangência, estendendo o atendimento à população”, explanou a secretária.
Neste ano, além dos métodos usados no ano anterior, a equipe da Prefeitura de Presidente Venceslau participará de reuniões nas regiões da cidade. O munícipe deve ficar atento ao cronograma para saber os locais e horários das reuniões.
O orçamento participativo, por vezes, é tratado como algo fora da realidade. No entanto, Silvana explicou que a interação do público pode ser feita de maneira simples. “É algo que estamos tentando levar mais perto da população, para que ela possa ser melhor atendida. Para ajudar na interação, vamos fazer três perguntas para avaliar os serviços do nosso município e para abrir o espaço de sugestões de melhorias para o bairro e o município em geral”, finalizou.
Confira o cronograma com os dias e horários das reuniões nos diferentes bairros da cidade:
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.