O espetáculo teatral “Trívia”, do autor de Paraguaçu Paulista (SP) Danilo Salomão, fará uma temporada de oito dias no Rio de Janeiro em janeiro do próximo ano. Essa temporada carioca é o prêmio que a montagem ganhou pela vitória, em maio deste ano, no 1º Concurso Nacional de Dramaturgia Flavio Migliaccio.
Ao g1, Danilo Salomão explicou que a peça, o 11º texto de dramaturgia do autor e que e explora o tema abandono na velhice, foi a única premiada de São Paulo. Na história, os três personagens, Alzira, Geraldo e Leopoldo, se encontram em determinado ponto da vida e, então, dividem o tempo que lhes resta.
“A ideia central da montagem é colocar os idosos como protagonistas, e também fazer o público transformar a maneira de olhar e colocar em pauta a humanidade dessas personagens que, independentemente da idade, tem desejos, frustrações e sonhos”, diz.
Trívia” estreou no domingo (12) no Cine Teatro Lucila Nascimento, em Paraguaçu Paulista. Danilo explica que, apesar de ter apenas 37 anos, o desenrolar da escrita sobre os idosos foi tranquilo, pois as personagens surgiram junto à ideia de maneira fluída em 2019. Inclusive, em 2020 foi finalizado e publicado em formato de livro virtual.
“Enquanto escrevia refletia sobre as questões que permeiam as pessoas da ‘terceira idade’. Criei a peça pensando em provocar a reflexão a cerca dessas pessoas. Eu finalizei o texto e publiquei como livro, mas mantinha meu desejo de ver o espetáculo no palco. Então, ele ficou guardado até essa estreia de domingo, dado o momento de otimização da pandemia”, comenta.
Danilo Salomão explicou que a peça “Trívia”, 11º texto de dramaturgia do autor, foi a única premiada de São Paulo e conta sobre o abandono na velhice — Foto: Danilo Salomão /Divulgação
Ainda segundo Danilo, quando ficou sabendo do Concurso Nacional de Dramaturgia, a princípio não achou que tinha um texto que pudesse representar o estado de São Paulo. Mas, incentivado pelo companheiro, enviou o trabalho.
“A premiação foi virtual por conta da pandemia e eu consegui assistir. Estava descrente de que ganharia quando anunciaram outro nome para o segundo lugar, mas de repente, escutei meu nome. É muito gratificante ter um trabalho reconhecido, principalmente por saber que eram mais de 120 autores na competição”, relembra.
Enquanto escrevia a peça teatral, Danilo Salomão refletia sobre as questões que permeiam as pessoas da ‘terceira idade’ — Foto: Danilo Salomão /Divulgação
Como prêmio da competição, a Companhia Bambolina fará uma temporada da peça no Teatro Solar de Botafogo no Rio de Janeiro (RJ) com oito dias em cartaz no mês de janeiro de 2022. O autor revela que não pensa em parar na cidade carioca.
“O espetáculo fica em cartaz nas sextas e sábados, sempre às 20h30. Voltando do Rio, queremos apresentar uma temporada na região centro-oeste paulista, porque acredito ser um espetáculo capaz de gerar essa discussão sobre os idosos”, salienta.
*Sob supervisão de Paola Patriarca
Veja mais notícias da região no g1.