Padre agiu em legítima defesa ao atropelar suspeito de furtar igreja no interior de SP, diz advogado | Ribeirão Preto e Franca


  • Compartilhe pelo Whatsapp
  • Compartilhe pelo Telegram

Moreira, o advogado Rafael Rosário Ponce e o frei estiveram no fórum da cidade à tarde. Depois, foram a Ribeirão Preto (SP), cidade natal do sacerdote, onde ele vai ficar por dois dias até ir para São Paulo (SP).

“O frei esperou o alarme que estava tocando na casa paroquial, espera o serviço de alarme e, enquanto isso, o ladrão pulou o muro e ele tentou deter o ladrão. E qual foi o meio que ele tentou deter o ladrão? Jogou o carro ao ladrão. Legítima defesa do patrimônio e exercício regular de direito”, afirmou o advogado.
  • O que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso

O advogado ainda informou que o frei relatou que a paróquia é alvo constante de furtos e citou o artigo 301 do Código de Processo Penal, que diz que qualquer cidadão pode deter alguém que esteja em situação flagrante.

“A lei diz que qualquer do povo pode prender uma pessoa que estiver em situação de flagrante”, disse.
Padre é investigado por atropelar suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: Reprodução

Padre é investigado por atropelar suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: Reprodução

‘Abalado emocionalmente’

Em nota, a diocese informou que o frei Gustavo, ordenado padre em fevereiro de 2021 em uma paróquia na zona Norte de Ribeirão Preto, “foi afastado de suas funções religiosas e se encontra disponível para livremente cooperar com a Justiça”.

Ainda conforme a igreja, o padre está arrependido pelo ato e pede orações pela saúde de Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, de 40 anos, o homem atropelado.

O advogado disse que, em Ribeirão, o sacerdote vai ficar na casa de familiares e deve ser avaliado psicologicamente.

“O frei está abalado emocionalmente porque justamente ele é um frei, mas as pessoas estão confundindo. O frei não é o super-homem. Ele come, bebe, dorme, tem reação de fuga, de defesa. Ele está abalado emocionalmente. Foi afastado das funções religiosas porque vai precisar de tratamento psicológico”.

Suspeito de furtar igreja é atropelado quando fugia em Santa Cruz do Rio Pardo

Suspeito de furtar igreja é atropelado quando fugia em Santa Cruz do Rio Pardo

O atropelamento aconteceu na noite de sábado (7), na Avenida Tiradentes, e foi registrado por uma câmera de segurança (assista acima).

O carro usado no atropelamento foi encontrado pela polícia e vai ser encaminhado para perícia. Segundo o boletim de ocorrência, a localização do veículo foi informada por um dos advogados que representa o frei Gustavo.

O carro, que pertence à diocese de Ourinhos (SP), estava no estacionamento do Colégio Dominicano, que fica nas dependências do Santuário Nossa Senhora de Fátima. O veículo foi apreendido e deve passar por perícia.

De acordo com a polícia, o frei Gustavo é habilitado, mas deveria ter renovado a carteira de habilitação em fevereiro de 2020. No entanto, o padre deve, a princípio, responder apenas administrativamente pela CNH junto ao Detran.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência da apreensão, o veículo apresentava a parte da frente e as laterais danificadas. O caso é investigado como tentativa de homicídio e omissão de socorro, uma vez que o padre fugiu do local sem socorrer a vítima.

Carro usado pelo padre no atropelamento foi apreendido em Santa Cruz do Rio Pardo — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Carro usado pelo padre no atropelamento foi apreendido em Santa Cruz do Rio Pardo — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Justiça negou o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil contra o padre investigado, na terça-feira (10). O Ministério Público havia recomendado o indeferimento do pedido no mesmo dia.

O juiz Pedro de Castro e Sousa negou o pedido de prisão com o argumento de que, embora haja gravidade na conduta, a Justiça entende que o frei não oferece risco, e que os advogados estão colaborando com as investigações.

“Não há indícios de possível reiteração delitiva ou de que o investigado se furtará a aplicação da lei penal, sendo possível a sua manutenção em liberdade neste momento, com o consequente indeferimento do pleito policial”, explicou o juiz.

No entanto, o juiz concedeu a quebra de sigilo dos dados telefônicos, considerando que, até o momento em que a decisão foi proferida, o investigado não havia se apresentado para ser ouvido.

A decisão da Justiça determina que as empresas de telefonia forneçam os históricos de chamadas telefônicas, com todas as ligações e mensagens, efetuadas e recebidas, entre 7 de maio de 2022 e 9 de maio do mesmo ano.

Portão de loja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) onde suspeito de furtar igreja foi atropelado por padre ficou danificado — Foto: TV TEM/Reprodução

Portão de loja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) onde suspeito de furtar igreja foi atropelado por padre ficou danificado — Foto: TV TEM/Reprodução

Segundo o boletim de ocorrência, o homem atropelado furtou a casa paroquial da Igreja São Sebastião arrombando uma das janelas. Ele fugiu do local levando três moletons e uma camiseta.

Os policiais militares foram chamados por testemunhas, que anotaram a placa do veículo. Pelas imagens dá para ver que o carro chega a entrar na garagem da loja de tintas.

Ângelo foi socorrido com ferimentos graves à Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, onde passou por cirurgia. Ele ainda estava com as peças de roupa que tinha acabado de furtar, informou a polícia.

Ângelo foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia quando receber alta do hospital.

Padre é investigado por atropelar suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: g1/Arte

Padre é investigado por atropelar suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: g1/Arte

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre a região de Ribeirão Preto



Fonte: G1


11/05/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...