A Polícia Civil de Itatinga (SP) anunciou nesta quarta-feira (23) a prisão de três suspeitos de integrarem uma quadrilha que roubou 349 cabeças de gado em uma fazenda do município em setembro do ano passado.
Os animais foram recuperados dois dias depois pela Polícia Civil de Bauru durante um leilão realizado às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, próximo a Avaí (SP).
Durante o roubo, os criminosos, fortemente armados, renderam o caseiro e outros funcionários terceirizados, levando a quantia de 349 cabeças de gado, além de duas camionetes e quadriciclos que foram localizadas após algum tempo em estradas da região.
‘Operação Bovinus’ mobilizou policiais civis de Itatinga e Taquarituba no cumprimento dos mandados de prisão — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Desde então, o Grupo de Investigação em Área Rural (Giar) da Polícia Civil de Itatinga trabalha na “Operação Bovinus” para desarticular a quadrilha.
A operação identificou todas as pessoas envolvidas no roubo, desde as mulheres que forneceram suas contas para a movimentação financeira da quadrilha até os homens que planejaram e executaram o roubo.
Cabeças de gado roubadas em Itatinga (SP) e encontradas pela Polícia Civil são avaliadas em mais de R$ 1 milhão — Foto: Polícia Civil/ Divulgação
Após a conclusão do inquérito policial, o delegado de Itatinga, Antenor de Jesus Zeque, indiciou todos os envolvidos pelas práticas dos crimes de associação criminosa e roubo, pedindo a prisão de três homens envolvidos diretamente na ação criminosa.
Na madrugada desta quarta feira, os policiais do Giar, em conjunto com policiais civis de Taquarituba, cumpriram os mandados de prisão preventivas contra três moradores de Taquarituba. Os três homens estavam ligados diretamente ao roubo de gado ocorrido em setembro de 2021.
Operação prende três e desarticula quadrilha que roubou mais de 300 cabeças de gado em Itatinga — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.