A Polícia Civil, durante a Operação Overlord, prendeu nesta sexta-feira (7) dois homens, de 22 e 29 anos, suspeitos de participaram de um assalto em uma propriedade rural, em Euclides da Cunha Paulista (SP). O crime foi registrado no dia 4 de janeiro.
De acordo com a Polícia Civil, as equipes cumpriram três mandados de prisões e de buscas e apreensões em Rosana (SP), município onde residem os suspeitos. Um terceiro investigado não foi localizado e está foragido.
Além das prisões, a polícia ainda recuperou “grande parte” de produtos e equipamentos que haviam sido roubados.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Raul Gomes Oliveira da Costa, foram apreendidas carnes, cortador de carne, furadeiras e caixa de som, entre outros itens. Os objetos e alimentos estavam divididos nas três casas dos suspeitos.
Parte dos objetos roubados no crime foi recuperada — Foto: Polícia Civil
Ainda conforme informações do delegado, a suspeita é de que os criminosos estejam envolvidos também em outros dois roubos, registrados nos dias 17 e 28 de dezembro.
“O modo de operar durante a ação criminosa é muito parecida. Inclusive, um dos suspeitos preso hoje [sexta-feira (7)] foi identificado como enteado da vítima de um dos roubos. Ele chegou a obrigar a vítima a fazer um PIX durante a ação, o que se enquadra também como extorsão”, explicou Oliveira da Costa ao g1.
As investigações continuam para identificar um quarto envolvido nos crimes e também para comprovar que os criminosos são responsáveis pelos três roubos registrados, todos com a mesma forma de operar e na mesma região do município de Euclides da Cunha Paulista.
Os dois suspeitos detidos foram presos temporariamente e encaminhados à Cadeia de Presidente Venceslau (SP), conforme a polícia.
De acordo com informações da Polícia Civil, quatro bandidos com armas de fogo invadiram a propriedade e renderam um casal, sendo uma mulher de 38 anos e um homem de 41, um menino de 8 anos, filho do casal, e um homem de 44, que é amigo da família, na noite do dia 4 de janeiro.
Enquanto os ladrões estavam no local, um homem de 39 anos, que costuma comprar leite da família, chegou à propriedade e se assustou com a movimentação na residência.
Os ladrões também se assustaram ao notarem que uma pessoa havia chegado ao local e um deles efetuou um disparo.
O tiro acertou o tornozelo do comprador de leite, segundo a polícia.
Os bandidos pegaram objetos da casa e fugiram da propriedade em uma caminhonete e uma motocicleta que estavam no local.
Os reféns também foram levados pelos assaltantes e acabaram abandonados em uma estrada que liga Euclides da Cunha Paulista e o distrito de Porto Primavera, em Rosana.
Ladrões colocaram fogo em veículos após assalto em propriedade rural, em Euclides da Cunha Paulista (SP) — Foto: Polícia Civil
Segundo a polícia, os ladrões abandonaram e atearam fogo na motocicleta no km 57 da Rodovia Arlindo Béttio (SP-613), no município de Rosana. A caminhonete também foi incendiada pelos bandidos. Em seguida, eles fugiram.
O homem baleado passou por atendimento médico e, conforme a polícia, o quadro de saúde dele é estável.
As demais pessoas feitas reféns não ficaram feridas.