Uma operação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental, o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defesa Civil orienta a população da região de Presidente Prudente (SP) sobre prevenção a focos de incêndio.
A ação, que recebeu o nome de Huracán, teve início nesta terça-feira (17) e prossegue nesta quarta-feira (18).
A operação tem como objetivo a prevenção aos focos de incêndio e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população e ao meio ambiente.
Entre as ações realizadas destacam-se as orientações a proprietários e produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais e a existência dos planos de auxílio mútuo, manutenção adequada das margens de rodovias (faixas de domínio), cuidado pelas unidades de conservação, além de outros pontos de vulnerabilidade que também serão alvo do policiamento preventivo.
O nome da operação faz alusão à mitologia maia, que define Huracán como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, o fogo e a terra.
Ações de educação ambiental também são desenvolvidas nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população.
Operação Huracán orienta população sobre prevenção a focos de incêndio no Oeste Paulista — Foto: Defesa Civil