A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) realizou 53 abordagens durante a operação “Transporte Clandestino App”, em Presidente Prudente (SP). Dos 53 veículos abordados, 32 estavam regularizados e 21 foram apreendidos. Segundo a Prefeitura, 20 não possuíam nenhum tipo de cadastro junto ao órgão municipal.
A ação ocorreu na rodoviária na última sexta-feira (8) e o balanço final foi divulgado nesta segunda-feira (11).
A fiscalização teve o objetivo de verificar o cadastro dos veículos e motoristas que trabalham no transporte de passageiros remunerado.
Segundo a Semob, a operação faz parte de uma lei federal colocada em vigor no ano de 2019, que regulamenta e determina itens que o profissional deve ter para atuar na área, sendo de responsabilidade dos municípios a vistoria e normatização de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com a pasta, os pedidos da fiscalização foram acerca dos documentos padrões, como do veículo, CNH expressando que o indivíduo exerce o trabalho remunerado, antecedentes criminais, entre outros.
Na ocasião, as equipes também relembraram aos profissionais a importância de realizar a checagem da vistoria do carro, que ocorre uma vez por ano na própria secretaria.
A Semob ressaltou ainda que a operação continuará sendo feita no município de maneira “surpresa”, em pontos que recebem grande fluxo de pessoas.
Para aqueles que receberam a abordagem e não estavam cadastrados no sistema, a Semob continua com os serviços durante toda a semana.
Operação contra transporte clandestino por aplicativo flagrou 20 veículos sem nenhum cadastro na Semob — Foto: Cedida/Secom