Novo problema em bomba reduz captação no Batalha e pode afetar abastecimento de água em Bauru | Bauru e Marília


Técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE) precisaram desligar na manhã deste sábado (21) uma das quatro bombas que fazem a captação de água bruta da lagoa do Rio Batalha, em Bauru (SP). O motivo foi o superaquecimento no equipamento, que também leva o volume captado para a Estação de Tratamento de Água (ETA).

Como uma outra bomba já estava parada, apenas as duas restantes estão operando com a capacidade máxima, totalizando uma vazão de 380 litros por segundo. O sistema Batalha/ETE atende a cerca de 40% da população de Bauru.

Mesmo assim, o DAE recomenda aos moradores dessa região que economizem no consumo de água, evitando ao máximo qualquer desperdício. Com a conclusão dos trabalhos, o fornecimento de água para a ETA será retomado de forma gradativa.

Água captada no Rio Batalha atende a cerca de 40% dos moradores de Bauru — Foto: Adolfo Lima/TV TEM

Água captada no Rio Batalha atende a cerca de 40% dos moradores de Bauru — Foto: Adolfo Lima/TV TEM

De acordo com a Divisão de Produção da autarquia, a manutenção da bomba que apresentou superaquecimento pode se estender até a segunda-feira (23), mas ainda não há previsão de falta d’água para a população abastecida pelo Batalha. Isso porque, segundo o DAE, uma manobra garante que todos os poços submersos estarão em operação para enviar água aos bairros atendidos.

Este é o segundo problema na semana registrado no sistema de captação da lagoa do Rio Batalha. Na última quinta-feira (19), uma falha elétrica paralisou uma das bombas, que foi consertada nesta sexta-feira (20).

A população que precisar pode solicitar caminhões-pipa através do telefone 0800-7710195 (ligações de telefone fixo) ou (14) 3235-6140/6179 (ligações de celular).

Interdição no centro da cidade

O DAE também informa que realiza neste domingo (22), a partir das 8h, a substituição do poço de visita localizado no cruzamento das ruas Bandeirantes e Agenor Meira, no Centro.

Técnicos constataram na tarde da quinta-feira um vazamento em um ponto de difícil acesso na galeria de esgoto, localizada no cruzamento dessas ruas.

Para viabilizar o serviço, que tem previsão de término até o final da tarde, o trânsito de veículos ficará totalmente interditado nos quarteirões 9 de ambas as ruas.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.



Fonte: G1


21/05/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...