No fundo do poço | psicoblog

[ad_1]

Esta semana, o influenciador digital Felipe Neto postou nas redes sociais um vídeo onde faz um desabafo sobre depressão, afirmando que está “no fundo poço”. O relato demonstra o quanto este assunto, mesmo não sendo novo, ainda merece ser discutido.

Apesar de muito conhecida, a depressão é uma doença que nem sempre é levada a sério, o que faz com que algumas pessoas banalizem ou escondam os sintomas. Assim, por preconceito falta de informação, é comum que o depressivo passe despercebido aos olhos de quem está próximo. Muitas vezes, ele não deixa transparecer seus reais sentimentos, só que no íntimo pode ter razões suficientes para não querer levar a vida adiante.

A depressão é um o transtorno mental que mais incapacita pessoas no mundo, sendo uma das maiores causas de afastamento do trabalho. É caracterizada, principalmente, por uma tristeza profunda e ao mesmo tempo difusa, porém duradoura, causando prejuízos à vida da pessoa. Isolamento, pessimismo, dificuldade para realizar tarefas ou tomar decisões, irritabilidade, pensamentos depreciativos sobre si mesmo, visão negativa sobre o futuro, limitam a capacidade de superação.

O desconhecimento dos sintomas, principalmente no início da doença, dificulta a procura por ajuda. A tristeza é um ponto. Uma vez que é um sentimento comum ao ser humano, alguns a classificam como passageira, mascarando a depressão. Entretanto, é preciso prestar atenção nas diferenças. A tristeza é quando estamos diante de um fato que, mesmo causando grande mal-estar, conseguimos reagir e nos ajustar àquela determinada situação, sem deixar sequelas. Quando este estado emocional tem uma dimensão maior dificultando a pessoa reagir e superar a capacidade de adaptação, desencadeia quadros depressivos que variam de leves à graves.

A forma como cada um reage a esta doença é particular, porém o enfrentamento não deve ocorrer de forma solitária. Além do tratamento medicamentoso e da psicoterapia, é imprescindível o apoio e compreensão dos amigos e familiares. Este amparo auxilia a pessoa a superar a doença, além de evitar que tome atitudes extremas, pois muitos veem o suicídio como a única saída para acabar com a dor.

Não há fórmula mágica que impeça alguém de ter depressão. Independente de raça, classe social, idade ou sexo, todos estão sujeitos. No entanto, ter qualidade nas relações interpessoais, boa alimentação, praticar esportes, refletir sobre os valores que realmente importam são algumas dicas simples e óbvias que, talvez por isto, nem sempre são praticadas.

O autoconhecimento possibilita encarar a crise depressiva com um novo olhar para as dificuldades enfrentadas, descobrindo recursos internos mais saudáveis para lidar com os obstáculos, como aprender a dizer “não” para algumas situações que invadem e minam aos poucos o próprio bem-estar.

Créditos: Joselene L. Alvim – psicóloga


[ad_2]
Fonte: G1


06/01/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...