A paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ana Jacinta, em Presidente Prudente (SP), Claudete Gaspar da Silva, de 63 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (7) enquanto esperava por uma vaga em um hospital de referência.
Segundo informações de Andressa da Silva, filha de Claudete, à TV Fronteira, ela foi internada na última quarta-feira (6) e que a “família tentou de todas as maneiras uma vaga em um hospital”.
Em nota, o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) afirmou que no caso de Claudete Gaspar da Silva houve a inserção da paciente na Central de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Sobre o atendimento prestado, alegou não poder fornecer informações devido ao sigilo médico, porém, afirmou que todo o atendimento necessário foi prestado.
Já a Secretaria Estadual de Saúde informou que a paciente estava em estado grave e instável quando a ficha dela foi inserida na Cross e que morreu horas depois do pedido. Afirmou ainda que a transferência de um paciente não depende exclusivamente de disponibilidade de vagas, mas também de quadro clínico estável, livre de infecções.