Os moradores de Presidente Venceslau (SP) podem denunciar descarte irregular de lixo, locais com mato alto, veículos abandonados por meio da Ouvidoria Municipal e no site da Prefeitura. Conforme o Setor de Fiscalização do município, o problema tem crescido.
A Prefeitura informou que foram registradas imagens de madeira, plástico, entulho e até vasos sanitários descartados de maneira errada. “Recebemos reclamações sobre mato alto e problemas semelhantes. Porém, os causadores da formação de criadouros de mosquitos transmissores da dengue são os entulhos e objetos jogados nestas áreas”, comentou a chefe do Setor de Fiscalização, Bianca Marmol.
O município esclareceu que os terrenos com mato alto são notificados pelo setor competente e o serviço de limpeza é providenciado pelo Poder Público quando os proprietários não realizam a manutenção do espaço dentro do prazo. No entanto, outro problema acaba sendo constatado pela fiscalização.
Descarte irregular de lixo e de entulho em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
“Estamos notificando os terrenos com mato alto. Esses terrenos que são limpos, quando visitamos novamente, vemos entulho e lixo das residências”, explicou.
Segundo a chefe do Setor de Fiscalização, a maioria dos bairros apresenta este problema, com pontos identificados no Paineiras, Jardim Ipanema e Residencial da Faive. Pontos próximos de áreas verdes, pastos e locais mais afastados, com características semelhantes, acabam sendo alvos desta prática.
“Precisamos conscientizar. Não adianta apenas notificar terrenos e limpar se o descarte de itens continuar de maneira irregular”, pontuou.
Descarte irregular de lixo e de entulho em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
Os carros abandonados em vias públicas da cidade também são notificados pelo setor de fiscalização. Em alguns casos, estes veículos também são usados como depósitos irregulares de lixo. “Primeiro, colocamos um aviso nos carros, só que na maioria das vezes, quando passamos de novo, vemos que as pessoas já arrancaram o papel”, comentou Bianca.
Diante do problema, o setor competente entrou em contato com o Departamento Municipal de Trânsito para realizar o trabalho com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Conversamos com o setor de trânsito para solicitar o contato junto ao Detran, para que a notificação seja enviada diretamente ao dono”, ressaltou a chefe do setor.
Seja em terrenos, áreas verdes ou veículos abandonados, o setor de fiscalização pede o apoio da população no combate ao descarte irregular de lixo e outros objetos, como forma de combater o avanço dos casos de dengue na cidade.
“Pedimos aos munícipes para que destinem o lixo de maneira correta, seja levando ao aterro sanitário ou por meio da coleta das sacolas de lixo, executada pelo setor competente da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama)”, solicitou.
Descarte irregular de lixo e de entulho em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
Para fazer denúncias sobre mato alto, descarte irregular de lixo, veículos abandonados ou outros problemas semelhantes, os moradores podem acionar a Ouvidoria Municipal ou ligar diretamente no setor de fiscalização.
“Nossa preferência é de que faça o contato através da Ouvidoria Municipal para deixar a notificação documentada”, disse Bianca.
As denúncias podem ser feitas diretamente ao sistema da ouvidoria por meio do telefone 0800-013-5959 ou pelo site da Prefeitura.