Marília repete a nota máxima alcançada no ciclo 2020/2021 na Diretiva Município Sustentável do Programa Município Verde Azul, que classifica a sustentabilidade promovida nas gestões públicas das cidades paulistas, mantendo a liderança do ranking neste ano sobre o tema, destacando-se entre as cidades do estado de São Paulo no quesito sustentabilidade.
O prefeito Daniel Alonso comemora a nota e reforça que Marília segue a passos largos para se tornar modelo regional em Gestão Ambiental.
O Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Em Marília, o programa é coordenado pelo chefe do Meio Ambiente e gestor ambiental Cassiano Rodrigues Leite e tem como interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanhan.
Marília se destacou entre as cidades do estado de São Paulo no quesito sustentabilidade — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação
“Receber uma cidade com toneladas de lixo espalhado pelas ruas e alcançar, pelo segundo ano consecutivo, a nota máxima em administração sustentável demonstra o quanto estamos nos esforçando para melhorar a qualidade de vida dos marilienses. Cuidar do meio ambiente é investir diretamente em saúde e educação. Não medimos esforços para alcançar o objetivo de tornar nossa cidade referência em sustentabilidade. Agradeço os esforços dos mariliense que têm colaborado, desenvolvendo ações ambientais em parceria com nossa administração”, disse o chefe do Executivo.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública Vanderlei Dolce declarou que “a soma de todos os esforços colocam Marília novamente na primeira colocação do ranking no Programa Município Verde Azul, na diretiva Município Sustentável. Agradeço nossa equipe que trabalha diariamente para manter nosso meio ambiente saudável e em equilíbrio. Agora, aguardamos a nota final para comemorarmos a evolução no ranking ambiental do estado de São Paulo, através da Certificação Ambiental”, afirmou o secretário.
O secretário destaca os inúmeros projetos realizados pela administração pública em busca de incentivar a participação popular para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida como o Programa Adote Uma Praça, Projeto Nascentes e Coleta Seletiva EcoEstação, entre outros. Ele explica ainda que “todas as construções, licitações e demais atos administrativos realizados pelo poder público municipal respeitam a legislação vigente que prioriza o meio ambiente”.
A realização de campanhas educativas orientando sobre os riscos e perigos quanto aos descartes incorretos, queimadas e degradações ambientais são constantes em Marília.