Mais de 2 mil pessoas estão com o CPF bloqueado pela Receita Federal em Bauru por estarem em situação irregular com a declaração do imposto de renda. Muitas só descobrem esse bloqueio quando precisam usar o documento para uma transação bancária por exemplo.
Nas principais cidades da região são mais de 5,5 mil pessoas com CPFs pendentes de regularização, segundo dados da Receita Federal, sendo:
Em todo o estado de SP, são 337.748 pessoas nessa situação. São contribuintes obrigados à entrega de declarações em um ou mais exercícios e que deixaram de cumprir esta obrigação.
Quem está com CPF pendente de regularização geralmente não entregou alguma declaração do imposto de renda nos últimos 5 anos. Além de ficar sem fazer transações bancárias tem outras consequências como ficar impedido de fazer qualquer tipo empréstimo ou prestar concurso público.
O delegado adjunto da Receita Federal de Bauru, Luiz Carlos Anézio, explica que é simples fazer a regularização do documento.
“Para saber se a pessoa tem alguma pendência ela pode entrar no site da Receita Federal. Se estiver irregular e ela é obrigada a entregar a declaração ela pode fazer isso no próprio portal, no próprio celular ou baixar o programa”,
No site da Receita Federal é possível obter mais informações e também consultar a situação do CPF.
Muitos percebem a pendência do CPF quando vão realizar transações bancárias — Foto: TV TEM/ Reprodução