
Em meio ao período eleitoral, o artista Hidreley Leli Dião decidiu dar forma à “versão criança” dos dois postulantes ao cargo, que disputarão o segundo turno da eleição presidencial no próximo dia 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
O trabalho de Hidreley ganhou repercussão na internet no Dia das Crianças e a publicação já conta com mais de 10 mil curtidas e milhares de comentários na rede social.
Apesar do atual momento de polarização e acirramento político, a obra conseguiu algo difícil nos dias atuais: agradar apoiadores de ambos os lados da disputa.
“Pensei muito antes de fazer esse projeto, mas a aceitação foi incrível. Claro que teve muita gente que se pronunciou dizendo em qual candidato iria votar, mas sem ataques. Adorei o resultado”, conta Hidreley ao g1.
Além de “Lulinha” e “Bolsonarinho”, o artista também reproduziu os outros quatro candidatos mais bem colocados no primeiro turno da disputa presidencial, realizado no último dia 2 de outubro.
Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Ciro Gomes (PDT) e Felipe D’Avila (Novo) também ganharam suas versões jovens (veja abaixo).
Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Ciro Gomes (PDT) e Felipe D’Avila (Novo) também ganharam suas versões jovens — Foto: Instagram/Reprodução
Em entrevista ao g1, Hidreley contou que demorou um dia para confeccionar a obra e optou por adaptar os candidatos conforme suas “atuais versões”.
“Em seis horas todos prontos já estavam prontos. Não usei referência deles na infância, e isso me deixou surpreso, pois houve seguidores que diziam que alguns candidatos se pareciam na infância com a arte. Usei a aparência atual.”
O artista ainda pontuou que, mesmo com receio inicial da possível recepção por parte dos apoiadores dos candidatos, a obra foi bem aceita, sendo que sua intenção era justamente aliviar a tensão do período.
“Queria que vissem os presidenciáveis com outro olhar. O que me inspirou foram os debates que vi. Fiquei imaginando se eles tivessem sido feitos por crianças. Transformar ataques, grosserias em momentos fofos e inocentes. Então, queria passar uma imagem fofa de cada um”, afirma.
Ainda sobre trabalhos baseados na versão infantil, Hidreley já havia viralizado no mês de setembro ao representar atores do seriado Chaves em “versões crianças”.
Na ocasião, a repercussão foi tamanha que a atriz Florinda Meza García Gómez Bolaños, intérprete da personagem Dona Florinda, elogiou o artista na rede social.
“Faz muito tempo que não ouço tanto sobre ele [seriado ‘Chaves’] na internet como nos últimos dias, tudo graças à sua arte! Muito obrigada pelo carinho e parabéns pelo seu talento”, escreveu a atriz em espanhol.
Chaves, Chiquinha, Quico e Nhonho: artista Hidreley Leli Dião mostra como personagens de ‘Chaves’ seriam crianças — Foto: Televisa/Reprodução e Hidreley Leli Dião/Arquivo pessoal
Os seguidores de Hidreley mostraram que concordam com a atriz, já que a publicação do Instagram, feita em 29 de agosto, contava com quase 25 mil curtidas e quase 500 comentários.
Ao g1, Hidreley contou que Florinda soube do trabalho depois que leu um artigo publicado em um jornal da Colômbia.
Artista de Botucatu mostra como personagens de Chaves seriam se crianças e Florinda Meza, a Dona Florinda, elogia — Foto: Instagram /Reprodução
Outra celebridade que também elogiou o trabalho do artista do interior de São Paulo foi a “rainha do Pop”, Madonna.
Tudo começou quando Hidreley decidiu mostrar como seria o rosto da cantora sem cirurgias plásticas, com um vídeo detalhando o processo de envelhecimento de Madonna.
Hidreley, de Botucatu, usou recursos de inteligência artificial para recriar o rosto da cantora sem plásticas — Foto: Hidreley Leli Dião /Arquivo pessoa
A arte foi elaborada para homenagear a cantora, que comemorou 64 anos no dia 16 de agosto. Com recursos de inteligência artificial, Hidreley criou imagens do rosto da Madonna dos 20 aos 75 anos, sem procedimentos estéticos.
Usando como referência uma foto em preto e branco da rainha do pop, o trabalho desenvolvido evidencia partes do rosto que envelheceriam naturalmente com o tempo (assista abaixo).
Vídeo mostra processo de envelhecimento do rosto de Madonna sem plástica
Ao ver a postagem, Madonna disse que o trabalho estava ótimo e ainda fez um pedido para o artista: que ele recriasse o rosto da mãe dela se estivesse viva hoje.
“Ei, você pode dar vida a esta fotografia? Se sim, te mando por e-mail”, disse a cantora na mensagem.
Cantora elogiou fez um pedido para o artista em seu perfil no Instagram — Foto: Hidreley Leli Dião /Arquivo pessoal
A obra com o rosto da mãe da Madonna também foi elogiada pela cantora. Encantada, a equipe da Madonna agradeceu o trabalho e elogiou: “a arte está maravilhosa” (tradução livre do inglês).
A pedido de Madonna, artista de Botucatu mostra como a mãe da cantora estaria se tivesse viva aos 89 anos — Foto: Hidreley Leli Dião /Arquivo pessoal
Além de criar versões infantis de pessoas e personagens, recriar famosos sem plásticas e mostrar como estariam celebridades que já morreram, como Ayrton Senna, Hidreley “dá vida” a personagens de desenhos animados.
Artista de Botucatu comemora 62 anos do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, com publicação no Instagram — Foto: Instagram /Reprodução
Para começar, o artista procura rostos em banco de imagens que tenham traços semelhantes aos personagens que quer recriar.
Em seguida, após a escolha da imagem base, o personagem que ganhará vida é sobreposto no Photoshop. A partir disso, o artista monta o rosto real em, no máximo, 50 minutos.
“Estica daqui, estica dali, procuro fontes de cabelo, e por aí vai. Muitas vezes achar uma foto no banco de imagens demora muito mais do que o próprio processo digital. Levo em torno de uma hora para encontrar um rosto e uns 50 minutos no máximo para recriar. No total, são umas duas horas para concluir”, finaliza.
Artista de Botucatu (SP) viraliza e se torna destaque internacional ao ‘dar vida’ a personagens animados — Foto: Hidreley Leli Dião/Arquivo Pessoal
Como exemplo, Hidreley mostra o processo para criar o rosto real do Bruno, personagem do filme “Encanto” da Disney e que foi um dos projetos mais pedidos pelos seguidores. O rosto base, do banco de imagens de domínio público iStock, é um homem com tom de pele claro e olhos claros.
O que o artista mais lê nos comentários de postagens são afirmações como “isso é gente de verdade” ou “isso é fotografia”. Mas ele insiste em dizer que as produções são frutos de inteligência artificial, estudo e dedicação.
Processo para criar o rosto real do Bruno, personagem do filme Encanto da Disney e que foi um dos projetos mais pedidos pelos seguidores — Foto: Hidreley Leli Dião /Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília