A lombada eletrônica para controle de velocidade instalada na praça de pedágio da Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225), em Dois Córregos (SP), entra em operação neste sábado (26), por enquanto ainda em caráter educativo.
A partir da próxima sexta-feira (1º), porém, o equipamento que foi homologado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) passará a ter caráter fiscalizatório, ou seja, vai multar o motorista que trafegar pelo local com velocidade acima de 40 km/h.
Com mais essa lombada eletrônica entrando em funcionamento, agora serão seis praças de pedágio do centro-oeste paulista com o equipamento nas rodovias administradas pela mesma concessionária. (Veja lista abaixo.)
Segundo a concessionária, a instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o governo de São Paulo, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
“O contrato de concessão exige que a concessionária apenas instale e mantenha em condições de operação os equipamentos. Já a autuação do motorista e a gestão das multas é de responsabilidade do DER”, explica Rogério Rodrigues, superintendente de Operações da Eixo SP.
De acordo com os termos da exigência, a instalação do controle de velocidade visa a segurança dos motoristas que utilizam esse sistema de pagamento e também dos trabalhadores que atuam nas praças de pedágios.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.