O Jardim Botânico de Bauru (SP) está convidando os moradores da cidade a visitarem o parque para um espetáculo que tem curta duração. A vitória-régia, considerada uma das maiores plantas aquáticas do mundo, já está florescendo.
A má notícia é que o espetáculo pode durar pouco. Suas flores surgem no verão e têm a duração de apenas 48 horas.
No Jardim Botânico de Bauru, a vitória-régia encontra-se plantada em um grande vaso submerso no lago de plantas aquáticas do parque bauruense.
Jardim Botânico de Bauru anuncia florada da vitória-régia doada em dezembro — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
A muda de vitória-régia foi doada pelo Jardim Botânico de Nova Odessa em dezembro de 2021 e, apenas um mês depois, encontra-se saudável e com grandes folhas – e agora com uma bela flor.
A Victoria amazonica, popularmente conhecida como vitória-régia, pode ser encontrada naturalmente no Brasil, Guianas e na Bolívia, na bacia do rio Amazonas, Pantanal e na bacia do Paraguai.
A bióloga Viviane Camila de Oliveira e o ajudante geral Lucas Fernando Posca durante os cuidados com a muda de vitória-régia — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
A planta aquática possui grandes folhas circulares, com bordas bem visíveis, que flutuam na superfície da água, podendo chegar até 2,5 metros de diâmetro. Nas laterais, suas folhas possuem canais com duas fendas para escoar a água da chuva.
Os pecíolos (estruturas que ligam as folhas ao caule) possuem espinhos e ligam as grandes folhas ao rizoma da planta, que continua submerso e enterrado no fundo da água.
Jardim Botânico de Bauru anuncia florada da vitória-régia doada em dezembro — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Muda da vitória-régia doada para o Jardim Botânico está plantada em um grande vaso submerso no lago de plantas aquáticas do parque — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.