O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou, nesta segunda-feira (18), a verificação metrológica nos radares instalados nas praças de pedágio no km 623 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Pacaembu (SP), e no km 670, em Santa Mercedes (SP). Os instrumentos foram aprovados.
O Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares em todo o Estado de São Paulo e, segundo a portaria 544/2014, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é obrigatória realizá-la uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Presidente Prudente (SP).
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
O radar é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas e possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao aparelho. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto.
Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato. Conforme segue abaixo:
Em geral, os medidores são constituídos por:
Os medidores podem ser fixos, portáteis (tipo pistola), móveis (instalados em veículos em movimento) ou estáticos (sobre suporte que pode ser deslocado de um ponto para outro). No Estado de São Paulo, é o Ipem-SP que fiscaliza todos esses instrumentos e verifica se apresentam medições corretas. A verificação dos instrumentos em operação é feita uma vez ao ano (verificação periódica), ou sempre que sofrem manutenção ou transferência de local de instalação (verificação eventual).
As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.
Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade de um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.
Para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade.