O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realiza nesta sexta-feira (8) um plantão para taxistas de Presidente Prudente (SP) que precisam validar o taxímetro após mudança de veículo, troca ou reparo. A ação ocorrerá das 8h às 11h, com ponto de partida na Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo ao número 4.580, no Parque Higienópolis.
Para realizar a verificação, os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de verificação.
Sem o pagamento da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.
Na data da verificação, o taxista deve apresentar os seguintes documentos:
Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas permissionárias pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
O objetivo da verificação periódica é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.
A verificação abrange também a análise das condições gerais do automóvel, como a rolagem e rodagem de pneus.
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, é preciso observar a existência de um lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro.
Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.