Ipem-SP encontra irregularidades em produtos destinados às ceias de fim de ano em Bauru
Em um supermercado, os agentes de fiscalização encontraram um chester com 31,8 gramas a menos que o indicado na embalagem. Operação “Pente Fino” do Ipem, multa mercados por irregularidades
Divulgação / Ipem
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) divulgou, nesta segunda-feira (12), o balanço da operação “Pente Fino”, realizada na capital de São Paulo, em Bauru (SP) e em outras 11 cidades paulistas.
A operação, que avaliou o peso de produtos destinados às ceias de fim de ano em supermercados e padarias de pequeno, médio e grande porte, ocorreu entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro.
Segundo o Ipem-SP, foram avaliados 607 produtos e 37 deles apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. Em Bauru, foram encontradas irregularidades em um supermercado e em um centro de distribuição.
No supermercado, os agentes de fiscalização encontraram um chester com 31,8 gramas a menos que o indicado na embalagem. Já no centro de distribuição, foram encontradas oito amostras de picanha com 12,3 gramas a menos e três amostras de costela bovina com menos 14,7 gramas que o indicado na embalagem.
As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Em 2019, durante a mesma operação, foram analisados 324 produtos, dos quais 15 apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília