Um incêndio de grandes proporções em vegetação no distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado (SP), mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, neste domingo (SP). O fogo atingiu 48 mil metros de área, causando danos a flora e fauna do local em uma Área de Preservação Permanente (APP).
De acordo com informações da Defesa Civil, há indícios de que o incêndio foi provocado por um rojão. “A Polícia Militar Ambiental vai investigar e avaliar os danos”, disse a Coordenadoria.
Apesar dos esforços e a utilização de 15 mil metros cúbicos de água, o fogo atingiu 48 mil metros de área. As chamas causaram danos a flora e fauna de uma Área de Preservação Permanente, conforme afirmou a Defesa Civil.
Foram quase sete horas de trabalho por parte das guarnições do Corpo de Bombeiros das Estações de Bombeiros de Presidente Prudente.
Com o deslocamento das viaturas dos Bombeiros para Álvares Machado, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente foi acionada pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) para colocar em prática o plano de contingência da Operação Estiagem, mobilizando o efetivo para permanecer de prontidão e atender as possíveis ocorrências de incêndio em vegetação no município.
Estamos no período de estiagem onde o risco de incêndio é muito alto. Diante disso, é preciso atitudes como evitar queima de lixo ou a utilização de fogo para limpeza de terrenos, não fazer fogueiras na mata e não soltar balões.
A Defesa Civil alerta, ainda que provocar queimadas é crime ambiental.
Em caso de incêndios em vegetação, denuncie pelo fone 190 e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 ou a Brigada de Incêndio da Defesa Civil do seu município.
Incêndio em Presidente Epitácio também mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros — Foto: Leonardo Tenório/Cedida
Pelo menos outras seis ocorrências de incêndio em vegetação, em grandes proporções, foram registradas no fim de semana pelo Corpo de Bombeiros.
Incêndios em vegetação mobilizam Corpo de Bombeiros
As ações mobilizaram equipes no sábado (16) nos seguintes pontos:
Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os focos foram controlados pelas equipes de apoio.
Incêndio no Jardim Panorâmico, em Presidente Prudente, também mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros — Foto: Maria Priscila/Cedida
De acordo com imagens de satélite e radares meteorológicos, não há registro de chuva forte em nenhuma das áreas monitoradas do Estado de São Paulo pela Coordenadoria da Defesa Civil, apenas de bastante nebulosidade e chuvisco em pontos isolados do leste paulista, isso por conta da passagem de uma frente fria afastada da costa. Para as próximas horas, o tempo permanecerá instável nestas áreas, enquanto no inteiro, o tempo seco persistirá. As temperaturas permanecerão amenas e com sensação de frio devido à mudança na direção dos ventos.
Na segunda-feira (18) e terça-feira (19), o tempo permanecerá seco, porém como os ventos sopram do quadrante sul, as temperaturas não sobem muito. Já a partir de quarta-feira (20), o tempo volta a ficar seco em todo o território paulista, com as temperaturas subindo, sensação de calor e umidade relativa baixa. Essa condição persiste até, pelo menos, sexta-feira (22). A recomendação para as pessoas é que não pratiquem exercício físico ao ar livre nos momentos mais quentes do dia.
Devido à passagem de uma frente fria bem afastada da costa, o índice para queimadas permanece baixo no leste, porém, no interior paulista, esta variável permanecerá elevada. Já a partir de quarta-feira (20), o risco para queimadas se espalha por todo o território paulista, com maior destaque para o norte, oeste e centro paulista.
Risco de incêndio é alto no Oeste Paulista — Foto: Defesa Civil