Idosos de lar pedem presentes ao Papai Noel em ação solidária no interior de SP |


Pelo sexto ano consecutivo, o Grupo de Apoio e Amor Ao Próximo (GAAP) de Paraguaçu Paulista (SP) promove a campanha “Natal Solidário Lar dos Idosos”, que consiste em atender pedidos dos assistidos pelo Lar dos Idosos.

Neste ano, o GAAP busca presentar 47 idosos e 4 acamados. Para isso, é preciso que voluntários “adotem” um deles e compre o presente pedido. Para colaborar neste ano, basta entrar em contato via telefone (18) 99611-0663.

Em entrevista ao g1, a integrante do GAAP, Carla Rocha, contou que a iniciativa começou em 2016, quando ela navegava pelo Facebook e viu uma campanha parecida em outra cidade.

“Achei muito legal, fazia um tempo que procurava alguma ideia de projeto para fazer no Lar dos Idosos. Por isso, compartilhei no meu perfil e vários amigos vieram perguntar como poderiam ajudar e diziam que queriam participar”, conta.

Assim, nasceu o projeto. Na primeira ida ao Lar dos Idosos, Carla explica que percebeu que a maioria dos pedidos era simples e que o que mais importava àqueles idosos era a atenção e carinho que recebiam no dia da distribuição.

Pelo sexto ano consecutivo, o GAAP de Paraguaçu Paulista promove a campanha “Natal Solidário" — Foto: Arquivo Pessoal

Pelo sexto ano consecutivo, o GAAP de Paraguaçu Paulista promove a campanha “Natal Solidário” — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda segundo a integrante, em 2017 se surpreendeu com a participação dos voluntários. Isso porque, em menos de 24h foram mais de 50 idosos “adotados”.

“O pessoal voluntário às vezes quer presentear ou fazer uma boa ação no fim de ano e não sabe como. A iniciativa da campanha solidária é uma opção e conseguimos conquistar vários moradores de Paraguaçu”, diz.

A arrecadação é feita por cinco membros do GAAP, que ficam responsáveis em combinar um local de entrega do presente dado pelo voluntário, já que precisam organizar a logística antes que do prazo proposto.

Neste ano, o GAAP receberá os presentes, que variam de roupas, aparelhos tecnológicos, chapéu, bicicleta e até boneca, até o dia 17 de dezembro para que no dia 18 façam a distribuição, junto com o Papai Noel e uma festa simbólica.

“A ideia do presente é uma forma de demonstrar carinho e mostrar que mesmo que não estamos lá sempre, a gente se importa com eles. A ideia é levar esse carinho e fazer com que eles lembrem que são amados”, salienta.

Inclusive, o grupo escolhe o Natal justamente por ser uma data “família”, fraterna e simbólica. De todas as datas comemorativas no ano, o Natal é a mais carregada de significados e sentimentos.

“Esses idosos muitas vezes não tem a família perto, mas já vivenciaram essa tradição de se reunir com os parentes. Esse momento é representativo, a data é quase mágica, é um sopro de esperança que estamos precisando”, comenta.
Em 2020, por conta da pandemia, a distribuição dos presentes foi feita por um ajudante do Lar dos Idosos  — Foto: Arquivo Pessoal

Em 2020, por conta da pandemia, a distribuição dos presentes foi feita por um ajudante do Lar dos Idosos — Foto: Arquivo Pessoal

Em 2020, o GAAP não pôde fazer essa entrega presencial como já vinham fazendo. Porém, a arrecadação ocorre da mesma forma, com a diferença que a distribuição dos presentes foi feita por um ajudante do Lar dos Idosos.

“Sentimos falta do abraço apertado e da energia positiva que sentimos quando fazemos essa distribuição dos presentes. Mas, fizemos a campanha mesmo assim, porque sabemos que significa muito para eles. Colocamos os presentes em um carrinho higienizado e um ajudante do Lar distribuiu”, afirma.

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Veja mais notícias da região no g1.



Fonte: G1


11/12/2021 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...