Governo de SP anuncia sanção de PL de regularização fundiária no Estado para esta quinta-feira, em Presidente Prudente | Presidente Prudente e Região

[ad_1]

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), tem visita prevista a Presidente Prudente (SP) para sanção do Projeto de Lei 277/2022, que autoriza a Fazenda do Estado a celebrar acordos, judicialmente ou administrativamente, para regularização fundiária. O evento será nesta quinta-feira, no Rancho Quarto de Milha, a partir das 11h.

Segundo o projeto, o objetivo do programa é a busca pela segurança jurídica e a melhoria da produtividade e da competitividade do agronegócio paulista.

O professor doutor em Direito Constitucional, Sérgio Tibiriçá, repercutiu os desdobramentos que o PL pode ter.

“Durante ao longo dos anos, o Poder Judiciário… Ele acabou tomando decisões conflitantes. Às vezes declarando as terras como privadas, às vezes declarando as terras como públicas. Dentro da declaração de terras públicas, muitas vezes, declarava com pagamento das benfeitorias e, ora, sem pagamento de benfeitorias. O que traz um problema de injustiça para pessoas que estão ligadas pelo mesmo princípio da igualdade. E a maioria, ‘proprietária’ de boa-fé destas fazendas”, afirmou Tibiriçá.
Governo de SP anuncia sanção de PL de regularização fundiária no Estado para esta quinta-feira, em Presidente Prudente (SP) — Foto: TV Fronteira

Governo de SP anuncia sanção de PL de regularização fundiária no Estado para esta quinta-feira, em Presidente Prudente (SP) — Foto: TV Fronteira

Ao ser questionado se a questão da reforma agrária deve se consolidar na região do Pontal do Paranapanema, ele ressaltou que o governo estadual deverá cuidar do assentamento de pessoas que necessitam.

“Eu acredito que sim. Com os pagamentos que serão feitos decorrentes dessas áreas, porque nada vai ser assim de mão beijada, né? Há uma contrapartida. Poderá o governo do Estado cuidar do assentamento de pessoas que necessitam das propriedades para a produção dentro do projeto de reforma agrária do Incra e do Itesp”, ressaltou o doutor em Direito Constitucional.

O especialista também discorreu se o projeto de lei deve encerrar os debates sobre o assunto após anos de embates.

“Olha, esta Lei, certamente, vai ser um importante passo para a regularização fundiária no Pontal. Pode até ocorrer algumas questões envolvendo coisa julgada e sentenças já prolatadas em tribunais superiores. Mas acredito que a legislação estadual vai ter o condão de dar uma tranquilidade jurídica e social para estas pessoas que estão na posse destas propriedades”, finalizou Tibiriçá.

Segundo o governo estadual, no mesmo evento desta quinta-feira, vai ser regulamentada também a lei que autoriza a transferência definitiva de terras pertencentes ao Estado para produtores rurais assentados.


[ad_2]
Fonte: G1


20/07/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2025 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...