Cidades e entidades estão criando pontos de coleta de roupas e de cobertores para doar a pessoas em situação de rua. Na maioria dos casos, basta levar as peças limpas e em boas condições aos endereços. Veja como ajudar na sua cidade.
O governo de São Paulo lançou a campanha Inverno Solidário 2022. A iniciativa vai arrecadar cobertores novos para doações a pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o outono e o inverno até 21 de setembro.
As doações poderão ser entregues pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.
Nas cidades da região de Ribeirão, Franca e Barretos, bancos, escolas, postos de saúde e delegacias estão recebendo doações.
Nas cidades da região do centro-oeste e do noroeste do estado estão arrecadando agasalhos e cobertores em bom estado para distribuir para pessoas em situação de rua.
A Prefeitura de Porto Alegre contabilizou mais de 500 pessoas abrigadas da tempestade Yakecan e do frio na madrugada de quarta-feira (18). Há diversos pontos na capital como praças, shoppings, redes de mercados, lojas e universidades para doar roupas e agasalhos.
Diversas cidades estão arrecadando roupas de frio e cobertores para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Florianópolis, também há uma iniciativa neste sentido. Além disso, em todo o estado, uma campanha da NSC TV arrecada doações.
A RPC e o Instituto GRPCOM, em parceria com o Sistema Fecomércio, estão promovendo a Campanha do Agasalho 2022. As roupas serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social de todo o Paraná – veja pontos. Podem ser doadas roupas femininas, masculinas e infantis, além de acessórios de inverno, calçados, cobertores, itens de cama, mesa e banho, de qualquer tamanho, em bom estado de conservação para o uso imediato.
Na capital e na Grande BH, há diversos locais de doação, como o Serviço Social Autônomo (Servas) , a Arquidiocese de Belo Horizonte, a Cruz Vermelha e prefeituras – veja os locais.
O governo do estado criou uma campanha do agasalho, que vai receber doações até 24 de maio. As doações podem ser destinadas em uma das caixas colocadas em todos os órgãos públicos do estado. Organizada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), a campanha pretende arrecadar cobertores, agasalhos, luvas, cachecóis, camisas, meias, sapatos e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação.
A capital e municípios da Grande Vitória estão arrecadando agasalhos para pessoas em vulnerabilidade social e situação de rua. Os locais são prefeituras, igrejas e entidades como o Centro Pop.