Formação continuada dos professores aborda africanidades | Noticias de Marília


O final do mês de setembro foi marcado pela realização da palestra “Africanidades: trajetória dos negros no Brasil”, ministrada por Natanael dos Santos, professor, escritor e um dos fundadores do Núcleo de Estudos da Cultura Negra da Universidade de Campinas (Unicamp). A iniciativa da prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, teve como objetivo contribuir para a formação continuada dos profissionais que atuam nas escolas municipais, fomentando a formação cidadã e profissional deles acerca da história e da cultura africana.

Realizada no anfiteatro da reitoria da Universidade de Marília (Unimar), a palestra reuniu 220 profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), integrantes do Sistema Municipal de Ensino de Marília (docentes de 4º e 5º anos), professores de Educação Física, diretores, auxiliares de direção e docentes em regime de dedicação parcial.

A temática fundamentada nas raízes da africanidade ofereceu ao público a edificação de conceitos afirmativos sobre o africano e o afro-brasileiro, ressaltando a contribuição dessa nação para o desenvolvimento econômico, social e cultural da atualidade, resultando na criação de referências que deslocam o negro do papel de escravo para um participante ativo e importante na evolução da sociedade.

Palestra sobre africanidades teve como ponto alto a apresentação musical do quinteto “Liberdade, Liberdade”, quando os docentes puderam cantar e tocar instrumentos de origem africana — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação

Palestra sobre africanidades teve como ponto alto a apresentação musical do quinteto “Liberdade, Liberdade”, quando os docentes puderam cantar e tocar instrumentos de origem africana — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação musical do quinteto “Liberdade, Liberdade”. Durante a apresentação, o professor Natanael convidou o público para conhecer de perto alguns instrumentos africanos (tumbadora, agogô, xequebom, pandeiro, tamborim, entre outros). Sob sua batuta, os participantes tocaram esses instrumentos. “Vamos tocá-los de acordo com o ritmo do coração, pois um som que ouvimos quando estamos no ventre não é esquecido, apenas está adormecido”, enfatizou o professor.

“A iniciativa de nos proporcionar uma formação com um tema tão atual foi muito assertiva. Foi uma palestra muito envolvente e dinâmica, nos presenteando com o melhor espetáculo musical que já tive a oportunidade de apreciar. Acredito que todos os presentes foram impactados positivamente sobre a temática abordada e saíram com a vontade de aprender mais sobre o continente africano para enriquecer as aulas de História e Geografia”, relata Flávia Spada, professora de 4º ano da EMEF Profª. Nicácia Garcia Gil.

A efetivação de ações pedagógicas eficazes que privilegiam alunos e professores como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem é o objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica que atua na Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do secretário Helter Bochi e, portanto, sessões diversificadas de formação estão sendo cada vez mais proporcionadas aos docentes das escolas municipais.



Fonte: G1


06/10/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...