Festival de Cultura Caipira contará com shows e oficinas de viola na Praça da Juventude a partir desta terça-feira | Presidente Prudente e Região


O 1º Festival de Cultura Caipira do Matarazzo avança em sua programação e traz, a partir desta terça-feira (20) até quinta-feira (22), oficinas e shows relacionados à temática popular. O evento é aberto ao público e será realizado de forma gratuita na Praça da Juventude, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente (SP).

A partir das 19h desta terça-feira (20) e quarta-feira (21) o público poderá participar de uma oficina de toque de viola caipira, com o violeiro Haroldo Lobo.

Já na quinta-feira (22), é a vez de adentrar ao universo da viola artesanal por meio da oficina ministrada pelo violeiro e artesão ‘Cumpadre Alcino’, a partir das 8h.

Para participar das oficinas é necessário ter idade mínima de 12 anos e realizar inscrição, de forma gratuita, no local. As práticas contarão com uma turma por dia, com capacidade para 20 alunos cada.

O evento ainda reunirá os artistas Benê Soares & Rouxinol, Haroldo Lobo e Toninho Maringá & Fernandez para um show de encerramento, também na quinta-feira (22), a partir das 20h. A entrada é gratuita e não há necessidade de retirada de ingressos.

O ativista cultural Renato de Jesus Souza Silva ressalta que Presidente Prudente tem muito a mostrar em relação à cultura caipira.

“Nos últimos anos, a cultura caipira mostrou seu legado, com cidades da região completando 100 anos de sua influência na formação sócio cultural da nossa gente. Gostamos de lembrar que Presidente Prudente completou 100 anos em 2017 e, seu antigo distrito rural, Floresta do Sul, completou 100 anos em 2018. Isso prova que o caipira está no sangue, em todo um jeito de ser e de viver. Mostrar um pouco de seus segmentos culturais (viola, artesanato, música raiz) para nossa gente é fortalecer sua importância principalmente para as novas gerações”, ressalta Renato ao g1.
Violeiro Haroldo Lobo ministrará aulas de viola caipira a partir desta terça-feira (20) — Foto: Divulgação

Violeiro Haroldo Lobo ministrará aulas de viola caipira a partir desta terça-feira (20) — Foto: Divulgação

Com início em junho deste ano, o 1º Festival de Cultura Caipira do Matarazzo trouxe, para o público da região, atrações musicais, oficinas, feira de artesanato e comidas típicas, entre os dias 24 e 26 de junho, no Centro Cultural Matarazzo.

A programação também incluiu atividades itinerantes nos arredores de Presidente Prudente e, ainda, no Estado do Mato Grosso do Sul, com o objetivo celebrar a cultura caipira, composta pelos cordéis e pelo tradicional folclore.

O projeto, realizado por meio de um edital do Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é de autoria do ativista cultural e cordelista Renato de Jesus Souza Silva, conhecido pelo nome artístico de Jesus de Burarama.

Dentre os apoiadores da ação, destacam-se a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Clube Amigos da Viola e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Violeiro e oficineiro 'Cumpadre Alcino' ministrará aulas de viola caipira a partir desta terça-feira (20) — Foto: Divulgação

Violeiro e oficineiro ‘Cumpadre Alcino’ ministrará aulas de viola caipira a partir desta terça-feira (20) — Foto: Divulgação

Toninho Maringá & Fernandez se apresentarão nesta quinta-feira (22), Presidente Prudente (SP) — Foto: Divulgação

Toninho Maringá & Fernandez se apresentarão nesta quinta-feira (22), Presidente Prudente (SP) — Foto: Divulgação



Fonte: G1


19/09/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...