Familiares de detentos que cumprem pena no sistema prisional protestaram por melhores condições carcerárias aos sentenciados nesta quinta-feira (3) em frente ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), em Presidente Prudente (SP).
Com gritos e cartazes, manifestantes pediram o fim da opressão e o direito dos sentenciados de receber a visita dos filhos menores de idade dentro das unidades.
A manifestação foi realizada em nível nacional.
A Organização Não Governamental (ONG) Pacto Social Carcerário elaborou um documento com solicitação feitas ao Governo do Estado para melhores condições de sobrevivência dos detentos.
A pauta abrange as seguintes questões de melhorias aos sentenciados:
A Secretaria de Administração Penitenciária (SP) informou à TV Fronteira que está permanentemente aberta ao diálogo com a sociedade civil para aprimoramento do sistema carcerário e ressocialização de todos os presos do estado de São Paulo.
Familiares de detentos protestaram por melhores condições carcerárias aos sentenciados — Foto: João Lucas Martins/TV Fronteira
A pasta alegou que preza pela garantia das condições de habitabilidade e salubridade de suas unidades.
A SAP informou ainda que nesta gestão foi instalado chuveiro quente em 100% dos presídios e que o tratamento aos custodiados no sistema penitenciário é pautado pelo respeito à dignidade da pessoa humana e pelo cumprimento da legislação de execução penal.
Os presídios paulistas, de acordo com a secretaria, recebem constantemente inspeções de inúmeros órgãos e entidades e todas as denúncias recebidas são apuradas dentro dos critérios legais.
A TV Fronteira solicitou ao Ministério Público de Presidente Prudente um posicionamento a respeito da manifestação realizada nesta quinta-feira.
O órgão respondeu que acompanhou a manifestação que foi pacífica.
Familiares de detentos protestaram por melhores condições carcerárias aos sentenciados — Foto: João Lucas Martins/TV Fronteira