Estudantes do ensino superior ou de cursos técnicos que moram em Rancharia (SP) podem se inscrever para concorrer a uma das 61 vagas disponíveis para a Ajuda de Custo no valor de R$ 190 durante dez meses este ano. As inscrições devem ser feitas entre 21 e 25 de fevereiro.
O auxílio foi determinado por meio do decreto 011/2022. Para participar, os estudantes precisam comprovar carência financeira e que estão frequentando “cursos de relevância para o município”.
A Ajuda de Custo vai ser concedida entre os meses de março a dezembro deste ano.
Estudantes que já usufruíram do benefício terão prioridade, desde que comprovem a perduração da situação de carência e bom desempenho escolar.
Também terão preferência alunos que comprovarem menor renda “per capita” familiar, com o parecer técnico de duas assistentes sociais do município.
Não será contemplada duas pessoas da mesma família domiciliadas na mesma residência.
Caso haja empate, os critérios para o desempate são:
O g1 questionou a Prefeitura de Rancharia sobre o que é considerado “curso de relevância”. O Poder Executivo respondeu apenas que “todos os cursos são contemplados”, mas em casos de empate há uma preferência pelos da área educacional, pois o “município possui uma rede de ensino grande e sendo assim consegue oferecer serviços para os estudantes futuramente”.
Quem for aceito para receber o benefício poderá ser convocado para “prestar serviços públicos nas escolas municipais durante a vigência do benefício, conforme regulamento próprio”.
Mais uma vez, a reportagem pediu exemplos desses serviços públicos que devem ser prestados e a Prefeitura respondeu que há o “atendimento sem prejuízo das atividades escolares normais e de seus encargos profissionais, às convocações da Prefeitura para participação em eventos, independentemente do curso que frequenta”.
Quem não puder comparecer aos eventos convocados deverá apresentar justificativa.
Para receber o benefício, o aluno precisa apresentar na Secretaria Municipal de Educação, até o quinto dia útil de cada mês, os seguintes comprovantes:
Aquele que desrespeitar qualquer exigência pode não receber o benefício no mês vigente.
O candidato deve preencher o formulário fornecido pela Secretaria Municipal de Educação, assinar e anexar todos os documentos exigidos.
Conforme o edital os interessados precisam Apresentar cópias dos seguintes documentos:
As inscrições estão abertas entre 21 e 25 de fevereiro, das 8h30 às 11h, e das 13h30 às 16h, em três locais:
Ainda de acordo com o edital, a abertura do envelope e análise do formulário e dos documentos será feita perante o próprio candidato ou se representante legal, em dia e hora previamente agendados.
Os envelopes devem estar lacrados e conter o nome legível do candidato, endereço, telefone de contato e nome do curso.
Os indeferimentos serão feitos nos seguintes casos:
As inscrições serão avaliadas por uma comissão, que deve publicar a classificação de 61 estudantes aprovados e 20 suplentes.
A Prefeitura de Rancharia afirmou que a Ajuda de Custo é mantida com recursos próprios previstos no Plano Plurianual (PPA).
O valor de R$ 190 é creditado em conta bancária.
Para mais informações, acesso ao edital e à ficha de inscrição, clique aqui.