Laura Guedes Barreto Gonçales, de 18 anos, pôde escolher qual universidade pública iria se matricular para realizar o tão sonhado curso, já que, além da Fuvest, também foi aprovada em outros três vestibulares concorridos.
A jovem contou ao g1 que não hesitou em realizar a matrícula no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP). Porém, poderia escolher entre as estaduais Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp), e a federal, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Estudante bauruense é aprovada em 1º lugar em medicina na Fuvest 2022 — Foto: Laura Guedes Barreto Gonçales /Arquivo Pessoal
Segundo Laura, o esforço de todos os anos foi recompensado. A jovem complementou o ensino da escola regular com um ano de curso extensivo, chamado de “cursinho”, para obter os tão esperados resultados.
“Eu revisava as aulas do dia, gostava de ler o livro ou fazer um resumo para retomar a teoria. Em seguida, eu selecionava os exercícios de vestibular do estado de São Paulo para treinar e ia fazendo até acertar. No final de semana, fazíamos os simulados que o cursinho organizava, também como estratégia de revisão”, conta.
Sentimento que Laura Guedes Barreto Gonçales cultiva daqui em diante é o de alívio por encerrar essa etapa desafiadora que é prestar os vestibulares — Foto: Laura Guedes Barreto Gonçales /Arquivo Pessoal
As aprovações representam para a estudante o fruto do esforço, apoio e retaguarda dos pais, professores e amigos que, segundo ela, foram essenciais. O sentimento que cultiva daqui em diante é o de alívio por encerrar essa etapa desafiadora que é prestar os vestibulares.
Laura acrescenta que tinha noção de que havia tido um bom desempenho nas provas, mas não esperava que se depararia com as quatro aprovações significativas e classificações exemplares. Ela atribui os resultados às sucessões de acertos que teve durante o ano.
“Estou aliviada e muito feliz e saber que deu tudo certo e de que cumpri a minha parte. Só não esperava que fosse dar tão certo, porque a concorrência é alta e a gente sempre erra uma coisa ou outra, o que pesa um pouco na confiança: será que esse erro vai tirar a minha vaga? Sensação de dever cumprido”, diz.
Primeiro resultado que chegou ao conhecimento de Laura Guedes Barreto Gonçales foi o da Unesp — Foto: Laura Guedes Barreto Gonçales /Arquivo Pessoal
O primeiro resultado que chegou ao conhecimento de Laura foi o da Unesp, divulgado no dia 27 de janeiro. Apesar de ansiosa e pelos pensamentos que insistiam em sabotar a confiança, a estudante afirma que comemorou e vibrou por cada resposta das instituições.
“Com o da Unesp eu já estava muito nervosa, mas aí foi chegando os resultados. A USP era a faculdade que eu mais queria cursar, a faculdade dos meus sonhos. Quando eu passei, senti realmente o alívio. Sempre foi a USP, se eu pudesse escolher fácil, era a minha primeira opção. Uma realização muito grande”, comemora.
A nota da Unifesp foi a última, até então, a ser publicada. O resultado, também de aprovação, que uniu os pontos da prova do Enem com os da instituição chegou à Laura nesta terça-feira (22).
Aprovações representam, para a estudante Laura Guedes Barreto Gonçales, o fruto do esforço, apoio e retaguarda dos pais, professores e amigos — Foto: Laura Guedes Barreto Gonçales /Arquivo Pessoal
Entre os principais desafios, a aluna relembra que manter o foco está no “top 1”. Isso porque, a estudante diz que tinha momentos em que queria descansar, mas que relutava, já que o sonho de ser aprovada era maior do que qualquer outra recompensa.
“Tem momentos em que queria relaxar, deixei de fazer coisas para ficar em casa estudando. O emocional também pesa bastante porque é desgastante, tem muita pressão. O esforço é um grande caminho que você tem que percorrer, uma responsabilidade que recai sobre o estudante”, garante.
Por isso, Laura recomenda que estudantes mantenham a mentalidade saudável e equilibrada. Fazer esportes e dormir a quantidade de horas necessárias são essenciais, na visão da bauruense.
Entre os principais desafios, a bauruense Laura Guedes Barreto Gonçales relembra que manter o foco está no “top 1” — Foto: Laura Guedes Barreto Gonçales /Arquivo Pessoal
A jovem também já pensa no futuro para quando se formar no curso de medicina. Entre os sonhos para depois da universidade, Laura comenta que pensa em realizar intercâmbio e se especializar na área que mais se interessar.
“Estou aberta para todas as áreas da medicina e quero conhecer de tudo. Espero que consiga ter sucesso profissional e ajudar as pessoas com a minha profissão. Admiro muito”, finaliza.
*Sob supervisão de Paola Patriarca