Escola bilíngue de Bauru pratica colaboração entre os alunos com ações diárias inseridas na aprendizagem | Especial Publicitário FourC Bilingual Academy


A colaboração é uma das habilidades apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Ministério da Educação (MEC), como indispensáveis à formação do cidadão do século 21. Um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial, de 2018, apontou esta como sendo uma das principais habilidades comportamentais exigidas aos profissionais do futuro.

A colaboração também é um dos pilares da metodologia da FourC Bilingual Academy, escola bilíngue que atua em Bauru, no interior de São Paulo. Na escola, o desenvolvimento dessa habilidade é estimulada da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para isso, os alunos participam de ações como parte de uma comunidade, corresponsáveis por ela.

Na rotina dos alunos da FourC, várias experiências de aprendizagem trazem, de forma intencional, o senso de pertencimento e de participação. Assim, o conceito de colaborar extrapola a ideia do “ajudar”. Colaborar significa se comprometer com todo o processo de realização de uma determinada atividade, desde o seu planejamento e organização até a limpeza e a sua finalização.

Dessa forma, as decisões e atitudes são realizadas como um processo colaborativo, de modo integrado, inclusivo, sistêmico, do início ao fim. Esse olhar faz com que todos tenham a dimensão do porquê de cada escolha, da abrangência e do potencial de cada decisão e atitude.

Alunos são motivados a raciocinar, organizar ideias e compartilhar o aprendizado em sala de aula — Foto: FourC/Divulgação

Alunos são motivados a raciocinar, organizar ideias e compartilhar o aprendizado em sala de aula — Foto: FourC/Divulgação

Para que todas as aprendizagens escolares não se restrinjam a um discurso, uma prova, ou fiquem restritas ao universo escolar, a escola trabalha suas aprendizagens de forma contextualizada, conectada a situações reais do mundo, aos dilemas da vida real, trazendo a complexidade do pensamento interdisciplinar que instigam os alunos a novos conhecimentos e a compartilharem uns com os outros suas descobertas, gerando um ambiente colaborativo e rico em aprendizagens, que se manifesta desde a prática de planejamento em conjunto dos professores até a organização dos eventos, quando os alunos e professores montam suas exposições de projetos.

Colaboração na prática diária

Na FourC, muitos são os momentos em que isso acontece: no clean up, as crianças guardam, limpam e organizam os materiais e espaços utilizados quando terminam uma atividade; quando levamos nosso prato até a área destinada ao descarte após as refeições; quando jogamos no lixo um papel que estava no chão; ao zelar pelos materiais coletivos da classe…

Todas as pequenas atitudes do dia a dia beneficiam o coletivo, isso é colaboração, colaborar para o bem-estar do outro, de todos nós. Isso vai formando no aluno uma noção clara e concreta de valores como autonomia, ética, corresponsabilidade, colaboração, cidadania.

Individualmente, os alunos vão tendo diversas oportunidades de vivenciar diferentes atribuições que apoiam sua turma. Papéis como leader, tail, organizer e helper proporcionam aos alunos a chance de serem protagonistas e servirem suas turmas exercitando liderança e responsabilidade.

Os centros de aprendizagem, que envolvem a partilha e construção de conhecimento de forma colaborativa e, até mesmo, uma simples brincadeira compartilhada no parque são outras importantes práticas colaborativas. Uma outra ação que traz a prática dessa habilidade são as crianças participando da criação de alguns dos recursos que são usados por eles mesmos durante as aulas.

Os estudantes participam ativamente das ações realizadas pela escola por meio da Associação 4C Comunidade, como o Bazar da Criança e o Bazar Limpa Casa. Os bazares trazem um ciclo de colaboração que começa na escola e se estende a diversas entidades.

Os alunos se envolvem do começo ao fim do processo: desde a doações daquilo que está em bom estado e que pode ser revendido à compra e venda dos brinquedos e/ou roupas, gerando receita para aquisição de bens que são revertidos às várias entidades assistidas pela associação.

Fechando esse ciclo, os alunos vão até as entidades fazer a entrega dos itens e partilhando algo feito por eles, como uma música, cartões, contação de histórias e jogos, trazendo a noção de que além de compartilhar bens precisamos também compartilhar nosso tempo com as pessoas. Essas práticas ampliam suas visões de mundo e fornecem aprendizados para toda a vida.

Já no Ensino Médio, os estudantes encerram o ciclo da educação básica com o Projeto Partilha Cultural, uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos com uma comunidade de vivência e universo cultural muito diferentes dos nossos. Nesse projeto, os alunos praticam empreendedorismo social, trabalho em equipe, soluções de problemas e a prática da colaboração.

Assim, a FourC acredita que todas as pequenas atitudes do dia a dia beneficiam o coletivo, como um papel descartado de forma correta, os brinquedos que são guardados após o parque. Isso são exemplos diários de colaboração que os alunos levam como aprendizado por toda vida.



Fonte: G1


03/02/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...