Empresas de Marília receberão certificado ambiental da prefeitura | Noticias de Marília


A Prefeitura de Marília, por meio da equipe de gestores ambientais, está concluindo a elaboração da Certificação Ambiental que, posteriormente, será entregue às empresas que atuam em ações ambientais através de parcerias com o poder público.

O “Selo Verde”, como está sendo chamado o certificado, será entregue às empresas que colaboram com ações que promovam melhorias socioambientais na cidade. A ideia é premiar aquelas que já colaboram com o meio ambiente e incentivar outras empresas a promover ações sustentáveis, especialmente aquelas que promovam a preservação do meio ambiente e a inclusão social de famílias carentes em Marília.

Segundo o chefe do Meio Ambiente, o gestor ambiental Cassiano Rodrigues Leite, a certificação é uma forma de apresentar à população as empresas que se preocupam com o meio ambiente e destacar os administradores que buscam melhorar a qualidade de vida do cidadão mariliense.

“Avançamos muito nas questões ambientais nos últimos anos, mas sabemos que temos muito ainda a fazer. A participação de empresários e ambientalistas tem sido fundamental para o sucesso das ações. Acredito que o momento é propício para retribuirmos esse apoio através da Certificação Ambiental destes parceiros. Marília recebeu do Programa Município Verde Azul a Certificação de Qualificação Ambiental em 2020 e em breve nos será entregue a Certificação Ambiental de 2021, com notas superiores a todos os anos anteriores. Neste tema, Marília é bicampeã na diretiva Município Sustentável, com notas 10 nos dois últimos anos. Dessa forma, a coordenação do Programa Estadual nos permite usar o “Selo Verde” para premiar empresas com essa certificação, demonstrando que estes se preocupam com as questões ambientais em nossa cidade”, explicou.
O certificado do Programa Município Verde Azul foi concedido à cidade nos ciclos 2020 e 2021 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília

O certificado do Programa Município Verde Azul foi concedido à cidade nos ciclos 2020 e 2021 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília

Sobre os critérios que serão utilizados para receber a certificação, Cassiano Leite diz que serão levadas em conta as dimensões destas parcerias, considerando os impactos, inclusão social e resultados ambientais, como redução na emissão do CO², toneladas de reciclagem alcançada, apoio a associações e cooperativas de catadores em promoção à inclusão socioambiental, preservação e economia dos recursos hídricos, arborização urbana, cuidados com a biodiversidade, dentre outros fatores, tomando como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU. “Marília avança para ser referência em sustentabilidade e dividiremos esse título com todos aqueles que fazem parte dessas mudanças ambientais”, afirmou Cassiano.

Ao longo dos últimos anos, Marília conquistou as estações de tratamento de esgoto, construiu e licenciou a plataforma de transbordo, criou o projeto de preservação das nascentes, implantou a coleta seletiva com inclusão social, avançando em projetos inovadores com apoio de ambientalistas como o Projeto Plantas e Peixes, Projeto Doce Futuro, Projeto AgroFloresta, EcoEstação e Recicla Marília na coleta seletiva, dentre vários outros.

“Ainda, criamos bosques temáticos, como o Bosque dos Ipês Amarelos, Bosque das Flores e Bosque dos Pássaros. Em breve inauguraremos mais dois ecopontos públicos, nas zonas norte e oeste, que juntos com o existente na zona sul, receberão resíduos variados, deixando nossa cidade cada vez mais sadia e ambientalmente equilibrada. Estamos preparando a licitação para compra de 20 mil árvores, que serão plantadas em 2022, e estamos adiantados na compra de sacolas verdes para realização da coleta seletiva de porta em porta. A mini usina de energia solar está funcionando em fase de testes e a revitalização do espaço, próximo à antiga rodoviária, tem agradado a população”, resume o chefe do Meio Ambiente.

Marília investe em projetos inovadores ligados à sustentabilidade — Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília

Marília investe em projetos inovadores ligados à sustentabilidade — Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília



Fonte: G1


24/02/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2024 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...