A Prefeitura de Presidente Venceslau (SP) iniciou, nesta segunda-feira (16), o levantamento do segundo Índice Breteau de 2022. Conforme o município, os agentes vão passar em 900 imóveis, que foram escolhidos por sorteio.
Conforme o município, serão visitados 400 imóveis na área 1, localizada na parte de baixo da linha férrea, e 500 imóveis na área 2. A Prefeitura salientou que os agentes entram na residência, verificam o imóvel dentro e fora, classificam os recipientes existentes e, quando encontram a larva do mosquito Aedes aegypti, recolhem o material para fazer a avaliação.
O Índice Breteau é um valor numérico que define a quantidade de Aedes aegypti em fase larvária encontrada dentro das residências. O levantamento serve como referência para medir o nível de infestação do mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal são índices iguais ou abaixo de 1.
Em janeiro deste ano, em Presidente Venceslau, o Índice Breteau apontou na área 1 o valor de 3,2. Já na área 2, o resultado foi de 3,4. No geral, a cidade ficou com 3,4 e o resultado colocou o município em situação de alerta.
O trabalho do IB será realizado nesta semana e deverá continuar na semana seguinte, com a visitação nas residências. Simultaneamente, o setor segue com a nebulização diária com máquinas intercostais.
Até o momento, Presidente Venceslau já registrou 588 casos positivos de dengue e quatro mortes pela doença neste ano.
Para prevenir a proliferação do mosquito, o Setor de Fiscalização do município faz uma alerta para que a população não jogue lixo e entulhos em terrenos e áreas verdes.
As denúncias de descarte irregular podem ser feitas diretamente ao sistema da ouvidoria por meio do telefone 0800-013-5959 ou pelo site da Prefeitura.
Levantamento do Índice Breteau, em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau
Pacientes com sintomas leves da dengue podem procurar o Centro de Hidratação, que funciona no CEU das Artes.
Para ser encaminhado e obter a prescrição, o paciente deverá procurar atendimentos nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). O município salientou que a dengue possui quatro classificações diferentes e as pessoas diagnosticadas com a forma mais branda da doença serão direcionadas ao CEU das Artes.
O Centro de Hidratação funciona das 7h às 12h e das 13h às 16h. A Prefeitura ressaltou que a chegada dos pacientes deve ser feita com antecedência, para que seja possível realizar o procedimento antes do horário de fechamento da unidade.