A Prefeitura de Marília anunciou na tarde de terça-feira (29) a realização de um grande mutirão para cirurgia de catarata, o que deverá zerar a fila de espera. Todos os procedimentos serão executados pelo Instituto dos Olhos de Marília (IOM), através de convênio firmado com a Santa Casa de Misericórdia.
O mutirão será possível porque o município de Marília foi contemplado com recurso de R$ 440.974,35 do Ministério da Saúde direcionado para a realização de procedimentos especializados. O custeio permitirá a realização de 516 procedimentos de cirurgia de catarata. Os pacientes que estão na fila à espera da cirurgia de catarata já começarão a ser chamados nos próximos dias.
A formalização do contrato ocorreu por meio da elaboração do Termo Aditivo 15/2022 com a Santa Casa, permitindo o repasse financeiro previsto na Portaria MS/GM nº 3.829/2021.
Os procedimentos serão executados pelo Instituto dos Olhos de Marília (IOM), através de convênio firmado com a Santa Casa de Misericórdia — Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília
Segundo o prefeito Daniel Alonso, ações como essa permitem que muitas pessoas voltem a enxergar melhor, principalmente os idosos, que serão os grandes beneficiados com o mutirão. “É um dia bastante feliz para todos nós. Agradecemos a todos pelo apoio nesse mutirão e, com isso, vamos conseguir atender as pessoas que já têm diagnóstico e encaminhamento para a cirurgia de catarata, que é muito eficiente e rápida”.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, disse que o quantitativo de 516 procedimentos cirúrgicos é mais do que suficiente para zerar a fila existente. “Vamos atender todas as pessoas que já têm diagnóstico e encaminhamento para a cirurgia de catarata. Teremos, agora, condições de atender outras pessoas que aguardam diagnóstico e exames nas nossas unidades de saúde, mas que ainda não têm indicação cirúrgica”.