
Dois amigos de Boraceia (SP) usaram um pequeno barco para ajudar moradores da cidade vizinha que precisaram de socorro durante o temporal do fim de semana em Jaú (SP). Eles salvaram pessoas que ficaram “ilhadas” na copa de uma árvore.
A Defesa Civil informou que choveu mais de 270 mm em 62 horas, o acumulado é maior que o esperado para todo o mês de janeiro. O nível do Rio Jaú subiu 2 metros e a enchente invadiu casas, estabelecimentos comerciais e até uma igreja.
O ex-prefeito de Boraceia Marcos Bilancieri e o atual presidente da Câmara da cidade, Gabriel Papaléguas (PSDB), contam que viram nas redes sociais pedidos de ajuda para pessoas que tivessem embarcação para atuar no resgate de moradores da cidade vizinha, distante cerca de 40 quilômetros.
Dupla usa bote de pescaria e resgata vítimas ‘ilhadas’ na copa de árvore durante enchente em Jaú — Foto: Arquivo pessoal
“Temos um barco de 6 metros, com motor, que usamos para nossas pescarias. Mas não pensamos duas vezes, colocamos ele no engate e fomos para Jaú. Tínhamos que ajudar de alguma forma”, disse Bilancieri.
No caminho, a dupla recebeu a informação de que dois pontos críticos em Jaú precisavam de barcos para resgate de possíveis vítimas, um no bairro São José e outro nas proximidades do campo municipal.
Segundo o ex-prefeito, no bairro São José não foi preciso fazer nenhum resgate, mas ao “navegar” pelas ruas alagadas até o campo municipal eles se depararam com pessoas em cima da copa de uma árvore gritando por socorro. Os amigos conseguiram manobrar o barco e fazer o resgate de dois homens (veja no vídeo acima).
Segundo Bilancieri, naquele momento a água já estava perto da copa da árvore e as traves do campo já estavam quase que totalmente debaixo da água. A dupla navegou pelas ruas inundadas, tentando não se aproximar da correnteza do leito do rio que passava ao lado e que estava muito forte.
“Mas felizmente conseguimos chegar até os dois homens. O sentimento foi de alegria de poder ajudar pessoas em meio a tanta destruição e tristeza, vendo casas destruídas, TVs e geladeiras rodando na enxurrada. Quando eles subiram no barco, ganhamos o dia”, relembra o ex-prefeito.
Águia da PM tentou resgatar duas pessoas em uma árvore em Jaú, mas a fiação muito próxima impediu o resgate pelo ar — Foto: Cassiano Rolim/ TV TEM
Na Rua Álvaro Foret, a Defesa Civil também precisou resgatar de bote moradores que ficaram ilhados. Uma jovem, um bebê e um cachorro foram salvos pela equipe.
Um morador de 61 anos morreu afogado após ter a casa invadida pela enxurrada. O corpo dele foi encontrado no fim da manhã desta segunda-feira (31) na rua onde ele morava.
Homem morre afogado em Jaú
Em outro resgate emocionante, um voluntário em uma moto aquática conseguiu resgatar crianças que estavam em uma casa que foi invadida pela enxurrada no Jardim Bela Vista.
Um vídeo gravado por moradores que acompanhavam o salvamento mostra o momento em que o piloto resgatava as duas crianças, de 5 e 11 anos, e um adolescente de 17 anos.
A moto chegou a ser arrastada pela enxurrada, que transformou a rua em um verdadeiro rio (veja no vídeo abaixo).
Voluntário em moto aquática resgata crianças de casa invadida pela enxurrada em SP
Nesta segunda-feira, o sentimento foi de alívio para a comerciante Joyce Aparecida de Barros Gonçalves, que teve a mãe, o irmão dela de 11 anos e um primo de 5 anos salvos pelo voluntário após ficarem ilhados pela enxurrada que invadiu imóveis na Rua Prefeito Mario Ferraz de Magalhães, no Jardim Bela Vista.
Jovem, bebê e um cachorro foram salvas de barco após a tempestade em Jaú — Foto: Marcelo Risso/ TV TEM