Designer de interiores dá dicas para decorar áreas externas | Mercado Imobiliário do Interior


Ter um espaço externo para descanso e lazer em casa tornou-se um desejo de muitas pessoas na pandemia. Com a chegada do verão no mês passado e o período de férias, esses locais são ainda mais visados. Para quem pretende investir no seu “cantinho” ao ar livre, a designer de interiores Helen Pereira, de Sorocaba (SP), deu dicas em entrevista ao G1.

Para quem tem um quintal, espaço gourmet ou até mesmo uma varanda e quer mobiliar um ambiente do zero, é necessário planejamento. No caso de espaços externos muito amplos, uma dica da especialista é dividir em microambientes para planejá-los por partes.

Designer de interiores Helen Pereira, de Sorocaba (SP), dá dicas para decorar áreas externas — Foto: Helen Pereira/Arquivo pessoal

Designer de interiores Helen Pereira, de Sorocaba (SP), dá dicas para decorar áreas externas — Foto: Helen Pereira/Arquivo pessoal

Helen recomenda que sejam listados todos os itens que o morador deseja colocar em cada um deles e avalie as possibilidades. É importante considerar os aspectos do ambiente, como presença de árvores, se os móveis ficarão em espaço revestido ou na grama, entre outros.

“Ter grama ou piso faz toda a diferença. Um exemplo disso é se eu comprar uma cadeira de descanso com as pernas finas. Ela facilmente poderá afundar na grama. Já em um revestimento sensível a riscos exige proteger os pés dos móveis”, explica.

Áreas de piscina, por exemplo, costumam ter um bom espaço para colocar móveis. Segundo a designer, os mais comuns são as espreguiçadeiras e as mesas com ombrelones. Em espaços externos voltados para o descanso, a leitura ou interação entre as pessoas, pode-se utilizar poltronas confortáveis de material resistente, com almofadas e mesa central.

Ombrelone é um item comum nas áreas externas com piscina — Foto: Helen Pereira/Arquivo pessoal

Ombrelone é um item comum nas áreas externas com piscina — Foto: Helen Pereira/Arquivo pessoal

Para quem um espaço menor e coberto, uma opção dada pela profissional é substituir as poltronas por pufes e futons, deixando o espaço mais intimista e descontraído. Nas varandas e áreas gourmet, Helen sugere móveis neutros, como mesas e cadeiras, e apostar em jardins verticais, podendo ser naturais ou com vegetação falsa.

Materiais, cores e estampas

A designer diz que são mais indicados para áreas que não possuem cobertura os materiais resistentes às ações do tempo e clima. Por isso, o morador deve buscar móveis em madeira maciça, fibra sintética e aço. “Quando o material está com bom acabamento, a manutenção é mínima e dura por muito tempo”, diz.

Para trazer alegria ao ambiente externo, Helen recomenda apostar em cores nas decorações menores, como almofadas e outros itens. Em contrapartida, ela indica que os móveis sejam de tons mais neutros para facilitar a combinação com os acessórios e trocá-los de tempo em tempo.

“Para um espaço mais tranquilo de descanso, o ideal é utilizar as cores frias em suas tonalidades mais suaves, como verde, azul e roxo, por exemplo. Se a proposta é um espaço de festa, lazer e diversão, é interessante optar por cores alegres e quentes, como amarelo, laranja e vermelho. Tons mais suaves das cores quentes podem ser uma ótima pedida para inovar”, explica a designer.

Para inovar, a designer de interiores recomenda tons suaves das cores quentes — Foto: Helen Pereira/Arquivo pessoal

Para inovar, a designer de interiores recomenda tons suaves das cores quentes — Foto: Helen Pereira/Arquivo pessoal

Quem quer fugir das cores sólidas, pode apostar em estampas. As mais comuns nos ambientes externos são as tropicais, as florais e as geométricas. “Utilizá-las em almofadas pode trazer uma versatilidade ao ambiente e você pode ir trocando conforme quer mudar a temática do espaço”, destaca.

Em relação aos objetos decorativos, Helen diz que as peças em cerâmica, pedras polidas ou vidro são ótimas opções para quem buscar um espaço clean e neutro. Já quem prefere apostar no rústico pode utilizar elementos como madeira, artes manuais e abstratas, considerando as cores principais do ambiente.

Para fugir do óbvio, a dica da especialista é usar na decoração itens que ativem boas memórias e que combinam com a personalidade dos moradores.

“Lembre-se que, antes de qualquer padrão ou estilo que esteja em alta, o importante mesmo é o espaço ser funcional e fazer todo o sentido pra quem o utiliza, pois através dele será gerado várias memórias!”, finaliza Helen.



Fonte: G1


26/01/2022 – Rádio Cidade FM

PUBLICIDADE

CONTATO

ONDE ESTAMOS

Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes – SP 457 Bastos / Iacri – KM 98 + 500Mts – CEP: 17.690-000.

© 2023 Cidade FM - Todos os Direitos Reservados.

INICIANDO...