
Depois das chuvas intensas que atingem a região centro-oeste paulista desde sexta-feira (28), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Lençóis Paulista (SP) informou que acionou o Plano de Contingência para iniciar a retirada de moradores e bens materiais das áreas localizadas às margens do Rio Lençóis.
De acordo com o órgão municipal, o Rio Lençóis não conseguiu escoar todo volume de água recebida na sua bacia, e segue aumentando o seu nível de forma lenta, mas, constantemente, conforme acompanhamento feito pelas réguas de medição.
A Defesa Civil reforçou que a medida é cautelar e tem o objetivo de retirar os moradores das áreas de maior exposição aos riscos de inundação, já que algumas ruas já começaram a ser ocupadas pelo Rio Lençóis.
“Com o acionamento do Plano de Contingência, órgãos públicos e privados serão contactados para iniciar a retirada das pessoas e bens materiais de forma organizada das áreas historicamente de maior risco e, se necessário após nova avaliação, de todas as pessoas localizadas em áreas de risco”, afirma o sargento Gerson Gomes dos Santos, coordenador da Defesa Civil.
Com o solo sem capacidade de absorção, com o leito do rio fora da calha e com os reservatórios sem capacidade para receber mais chuvas, é preciso redobrar a atenção, pois há, segundo institutos meteorológicos, chuvas leves e moderadas por toda a bacia do Rio Lençóis previstas ainda nesta segunda-feira.
Casa foi invadida pela enxurrada e morador morreu afogado em Jaú — Foto: Marcelo Risso / TV TEM
A chuva deste domingo causou estragos em cidades da região. Em Jaú (SP), um homem de 61 anos morreu afogado após ter a casa invadida pela enxurrada. Uma pessoa que teria sido arrastada pela enxurrada também segue desaparecida.
Na cidade, o Rio Jaú transbordou e inundou várias ruas. Os alagamentos foram registrados em várias partes da cidade e equipes de voluntários e os bombeiros passaram o domingo resgatando pessoas ilhadas.
Em um dos resgates um piloto de moto aquática retirou uma criança de uma casa inundada e no segundo salvamento ele e mais 3 pessoas acabaram sendo arrastados pela enxurrada. Todos foram resgatados pelos bombeiros.
Voluntário em moto aquática resgata crianças de casa invadida pela enxurrada em SP
A prefeitura decretou estado de emergência e está com pontos de arrecadação de doações, além de abrigos para os desalojados em vários pontos da cidade. (Confira na reportagem).
Em Barra Bonita também foram registradas ruas alagadas e as enchentes invadiram casas e outros imóveis que ficaram cheios de lama. Uma cratera se abriu e dividiu ao meio a Avenida João Paulo II, que é um ponto de contenção das águas da chuva na cidade.
Cratera se abriu em uma das avenidas de Barra Bonita — Foto: Cassiano Rolim/ TV TEM
Tiveram estragos registrados também em Bauru, onde vias tiveram parte do asfalto arrancadas pela força da enxurrada e precisaram ser interditas.
Imagem área mostra a dimensão da cratera aberta no acesso à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros em Bauru — Foto: Concessionária Eixo / Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.