Na hora de decorar um local, seja ele um ambiente familiar ou empresarial, a busca por acessórios, móveis e similares é bastante comum. Muitas vezes, com a paixão pelas cores ou por conforto, a incerteza fica cada vez maior na escolha do item correto, levando muita gente a procurar ajuda de profissionais da área.
Para os designers de interiores, um dos itens de maior importância neste momento de decoração é o tapete. Sua forma, como ele é feito, sua cor, tudo realmente importa para que uma área ampla e com decorações bem coerentes seja criada.
Mário Neuri, de 40 anos, é designer de interiores, e explica como começa a pensar e imaginar os itens que serão colocados em determinado local.
“O trabalho se inicia através do briefing [resumo do projeto] para entender as necessidades do cliente, a questão do ambiente em que ele quer fazer uma transformação e os hábitos de todos os residentes da casa ou do espaço a fim de conseguir com que todos se sintam satisfeitos, felizes e dentro do seu ambiente, com cores, texturas e imagens que remetam à personalidade da família que ali vai residir”.
Segundo o especialista, imaginar as pessoas que frequentarão o local também pode ser um bom ponto de início.
“Para que o local seja composto por itens que tragam conforto e acolhimento, associados à praticidade de manutenção. Os itens devem atender a estes requisitos, mas não podem ser uma pedra no sapato. Por exemplo, um tapete confortável, mas composto de fibra natural, em um local com crianças, pode ser muito estressante ao cliente, tendo que se preocupar com as crianças no local para que não danifiquem o item. Penso que o local deva ser compostos por itens que sejam práticos e resistentes a situações. Afinal, todos devem usufruir do local com a mesma intensidade que sua fase de vida mereça”, ressalta.
Tapetes amplificam o ambiente, além de serem uma boa opção para decorações — Foto: Mário Neuri/Arquivo pessoal
Mário ainda explica como um simples tapete pode realmente transformar todo um local.
“A função do tapete nas casas ou locais é delimitar espaços e ambientes. Eles determinam em um local todo arquitetonicamente integrado qual seria o local correto de cada coisa. Determinam o local de um living, de uma sala de leitura, de uma sala de jantar, fazendo também com que, em um ambiente integrado fisicamente, os frequentadores mudem de lugar e sintam-se abraçados pelo ambiente, trazendo o aconchego”.
O tapete deixa o ambiente maior de certa maneira, integrando muitas vezes uma sala de estar com uma sala de jantar, dando amplitude ao espaço, que às vezes parece pequeno. O item também pode destacar alguns pontos do local de maneira natural.
“Além de determinar o espaço físico, o tapete faz com que um móvel se destaque completamente no ambiente, faz com que a mesa de jantar ganhe mais imponência, com que um sofá e poltronas com design assinado tenham ainda mais elegância e sofisticação”.
Para pensar em todos esses aspectos, Mário reforça a importância da conversa com o cliente antes de qualquer ideia.
“Sempre conseguimos ver algo além, fazendo com que lembranças da vida da pessoa sejam trazidas para a atualidade, e com que a casa seja uma concretização de tudo que a pessoa já viveu, vive ou sonha viver”, completa.
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku